Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Considera-se criativo? Quantas destas características reúne?

16 de Nov de 2020

Pessoas são pessoas e cada uma, na sua individualidade, é diferente. O que é facto é que umas sobressaem mais que outras, seja pelo comportamento, pela atitude, pela criatividade ou simplesmente porque agregam um conjunto de características que assim o ditam. A própria criatividade varia muito dentro do universo de pessoas que são de facto criativas; ou seja, não se manifesta de modo uniforme e as características são, além de variadas, mais acentuadas numas pessoas que outras. E você, considera-se criativo? Confira cada uma das características que enumeramos a seguir.


CURIOSIDADE

Ora, a curiosidade não é mais do que ter interesse em determinada “coisa” e, se tem interesse, alguém que é curioso procura constantemente informação. Assim, ao invés de rotinas, a pessoa curiosa procura mais conhecimento, novas experiências, conhecer novas pessoas e lugares, além de viver novas experiências para alimentar esta característica.


FLEXIBILIDADE

A flexibilidade faz parte do dia-a-dia das pessoas criativas. Isto é, flexibilidade para analisar situações e encarar desafios de perspetivas. Flexibilidade para se analisar as circunstâncias, adaptarem-se e seguirem em frente, focados nos seus objetivos. Sejam eles desafios ou oportunidades.


CAPACIDADE ANALÍTICA

Para que tenham esta competência de serem flexíveis, é facilmente percetível que têm de ter capacidade analítica; saber analisar para saber decidir. E isso é fundamental já que permite avaliar e tomar decisões mais adequadas, encontrando as melhores soluções.


MOTIVAÇÃO

Quando são verdadeiramente criativas, as pessoas sentem a necessidade de criar, de gerar soluções ou mesmo meras sugestões, simplesmente porque sentem-se satisfeitos por fazê-lo. A motivação é algo intrínseco que não depende de estímulos externos e para a alimentar bastam as emoções e a força interior pois os objetivos definidos pela pessoa são o combustível que a move. A bom da verdade, estão tantas vezes focadas de tal forma que perdem a noção do tempo quando embrenhadas nas suas atividades.


ORIGINALIDADE

Ser original, “pensar fora da caixa”, é um traço inegável das pessoas criativas. Frequentemente, confundimos criatividade, originalidade e inovação – até porque são, de facto, muito, muito semelhantes e estão interligadas. Mas a criatividade e a originalidade – mais inspiracionais – são, na verdade, etapas anteriores à inovação – mais ligada à ação. Ser original é demarcar-se do habitual, do que é comum ou regular; é estar um passo (dois ou três) à frente e conceber propostas verdadeiramente novas e alternativa.


PERCEÇÃO APURADA

A perceção é elementar para os criativos. É a capacidade de ver além do óbvio, de olhar para o mesmo que os outros mas ver o que a maioria não vê. Esta capacidade de distinção é uma enorme mais-valia e está intimamente ligada à observação e ao foco e vai promover a dedução. Esta perceção apurada não é mais que a habilidade de “ler” determinados sinais, interpretá-los e correlacioná-los com outros conceitos. Parece simples, não?


A criatividade é uma competência, uma soft skill (termo muito em voga atualmente) que pode desenvolver treinando. Considera-se criativo? Não? Então fuja da rotina e afaste-se dos estereótipos, saia da sua zona de conforto e não tenha medo de errar; crie – pinte, escreva, reinvente-se – todos os dias, sem pressão. Pequenos passos levam-no até à meta e, neste caso, fazem a diferença. Mantenha o foco e a disciplina e procure aprender com tudo, mesmo com os erros. Desafie-se e, já dizia Nietzsche, encare cada situação como uma oportunidade para se expressar. Acima de tudo, veja o copo meio cheio, inspire-se e seja persistente.


Hoje é Dia Internacional da Criatividade e a RE/MAX + Grupo Vantagem assinala-o. Depois de percorrer algumas características das pessoas criativas, diga-nos, considera-se criativo? Hoje é o seu dia?

atitude
características
comportamento
criatividade
criativo
Dia Criatividade
Dia Internacional da Criatividade
RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

Arrendamento
Comprar Casa
Crédito Habitacao
Emprego
Formação
Habitação
Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
Recrutamento
Dicas para secar roupa no Inverno

Dicas para secar roupa no Inverno

Família
lifestyle
Automóvel “em casa”? Redobre os cuidados de limpeza

Automóvel “em casa”? Redobre os cuidados de limpeza

Família
lifestyle
Tome as rédeas da sua carreira profissional

Tome as rédeas da sua carreira profissional

Emprego
Recrutamento