Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Crédito fácil? Cuidado, pode ser burla!

20 de Mai de 2021

Assinalou-se esta semana o Dia Mundial da Internet. Um excelente argumento para nos debruçarmos sobre uma das questões que continua na ordem do dia e tem a ver com a segurança na contratação de crédito. O Banco de Portugal lançou recentemente um alerta sobre este assunto, a concessão de crédito fácil, muito presente nas redes sociais, com ofertas excessivamente rápidas, simples e sem necessidade de garantias para o efeito.


Os destinatários? Indiscriminados, ou seja, todas as pessoas – mesmo as que não são elegíveis no sistema financeiro tradicional, chamemos-lhe assim. E isto não é mais que um dos sinais de alerta para um eventual esquema fraudulento que visa apenas e só burlar o consumidor. Tenha, portanto, atenção pois a maioria destas ações são levadas a cabo por entidades não autorizadas a conceder crédito e pode acabar por, além de não receber o crédito, ter mesmo de pagar.


Os principais sinais de alerta, segundo o BdP, são os seguintes:


PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS


Publicações que anunciam ofertas fáceis de concessão de crédito a pessoas que necessitam com urgência de “liquidez”;


USO INDEVIDO DE IMAGEM


É frequentes essas publicações terem associada a imagem de entidades financeiras credíveis e autorizadas para criar um sentimento de confiança;


COMUNICAÇÃO VIA MENSAGEM INSTANTÂNEA


Depois de recolher os dados do cliente, a comunicação faz-se muitas vezes via Messenger, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem instantânea; mas não só, o recurso a e-mails ou números de telefone com prefixos estrangeiros também são comuns;


PEDIDO DE DOCUMENTOS


Independentemente de ser fraude, as entidades pedem documentos e informações do cliente com um propósito muito claro: dar credibilidade ao processo;


PAGAMENTO PARA AVANÇO DO PROCESSO


Depois de supostas formalidades, simples texto ou minutas de contrato, é frequente as entidades solicitarem um ou vários pagamentos (adiantamentos, taxas ou o que quiser chamar) para dar continuidade ao processo e, supostamente, disponibilizar o empréstimo; ou ainda, uma comissão prévia para avaliação do processo.


Face ao contexto de muitas famílias, os clientes acabam iludidos e “empurrados” pela necessidade de têm mas acabam por nunca receber os montantes de crédito supostamente contratados. Portanto, para se salvaguardar, deve ter em atenção o seguinte:


HABILITAÇÃO

Para exercer a atividade de concessão de crédito em Portugal, todas as entidades carecem de habilitação, consoante o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e o artigo 10º do Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro. Da mesma forma, a intermediação de crédito é também exclusiva para entidades habilitadas, de acordo com o artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho.


INSCRIÇÃO NO BANCO DE PORTUGAL


É obrigatória a inscrição no Registo Especial de Instituições do Banco de Portugal para exercer a atividade financeira em Portugal, seja concessão ou intermediação de crédito, de acordo com o n.º 1 do artigo 65.º do RGICSF e com o n.º1 do artigo 25.º do RJIC.


VALIDAÇÃO


Antes de contrair qualquer crédito, o consumidor deve assegurar a legitimidade das entidades para o efeito; nomeadamente, mediante validação no site do Banco de Portugal, em https://www.bportugal.pt/entidades-autorizadas.


Se seguir estas dicas, de acordo com as diretrizes do Banco de Portugal, estará a minimizar o risco de cair em esquemas fraudulentos. Assim, caso esteja à procura de um parceiro de crédito credível, pode sempre contar com a MAXFINANCE Gold. Facilitamos-lhe a tarefa: aqui pode, por exemplo, validar a inscrição e a legitimidade da entidade para o exercício da atividade de intermediação de crédito; por outro lado, aqui, poderá contactar-nos. Temos uma equipa de gestores disponíveis para o ajudar a encontrar as soluções de crédito que melhor se adaptam às suas necessidades.

Bando de Portugal
BdP
burla crédito
burla online
crédito
crédito fácil
crédito online
empréstimo
empréstimo online
empréstimo rápido
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

Crédito
Crédito Habitacao
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

Crédito
Crédito Habitacao