Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Dicas para um regresso às aulas mais tranquilo

10 de Set de 2021

O regresso às aulas é um dos temas do momento. Para alguns, o ano letivo já “arrancou” mas o calendário escolar, aprovado pelo Despacho 6726-A/2021, aponta a semana entre 13 e 17 de setembro para o início oficial nos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. As alterações de hábitos de miúdos e graúdos nem sempre são fáceis de gerir; por isso, reunimos algumas sugestões para voltar às rotinas com o menor impacto possível. Siga as nossas dicas para um regresso às aulas mais tranquilo.


HORÁRIOS

Com o regresso às aulas é preciso adotar novos horários, muitas vezes alterados durante o período de férias. Esta adaptação deve ser gradual e iniciada com a antecedência possível mas, caso não o tenha feito, ainda vai a tempo de aproveitar o fim-de-semana para acabar com os dias sem horas para deitar – ou acordar – e comer. Tendemos a esquecer a importância dos horários das refeições mas estes não devem ser menosprezados.


Em tempo de escola, a melhor estratégia quanto ao sono será reduzir a agitação a partir de uma certa hora, evitar determinadas atividades e deixar tudo preparado para o dia seguinte, nomeadamente a roupa e a mochila


SEGURANÇA

A sensação de voltar à escola pode, por alguma razão, criar alguma ansiedade (sobretudo nos mais pequenos). Para os que voltam a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino é importante relembrar os bons momentos vividos; vai reforçar o estímulo positivo e, assim, criar maior sensação de segurança e tranquilidade, portanto, faça esse exercício com eles. Por outro lado, os alunos que mudam de escola enfrentam, por vezes, o medo do desconhecido. Se tiver amigos que frequentam ou frequentaram a escola, é importante que partilhem os seus testemunhos mas pode também mostrar-lhe a escola para que se comecem a familiarizar. Tudo num registo tranquilo, naturalmente.


ENVOLVIMENTO

Por todas as implicações que tem, pelo impacto na vida das crianças – e dos pais – os alunos devem estar envolvidos no máximo de ações e tarefas relacionadas com o regresso à escola, nomeadamente a compra e preparação de materiais. Até por uma questão de responsabilidade, é importante que participe na compra dos materiais, por exemplo.


Converse, contextualize de forma adequada à idade da criança, explique que há um orçamento a gerir – já abordámos aqui a intervenção dos mais pequenos no orçamento familiar. Peça a sua opinião; não quer dizer que a siga obrigatoriamente mas é uma forma dela se sentir envolvida. E, apesar de sabermos que com algumas pode não ser tarefa fácil, o comportamento delas – até nas compras – depende muito da forma como os pais lidam com a questão. Em jeito de sugestão, faça e leve uma lista para o supermercado ou papelaria e dê-lhe o ónus da decisão. Como, sem correr o risco de arruinar o orçamento? Escolha você dois artigos, duas mochilas, por exemplo, e deixe-a decidir qual quer comprar.


Esta é uma época de mudanças e por muito que a prepare é natural que, sobretudo os mais pequenos, se sintam ansiosos. Portanto, seja tolerante e paciente; cada adaptação leva o seu tempo.


Frase-chave: regresso às aulas mais tranquilo

ano letivo
regresso à escola
regresso às aulas
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança