Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

O papel do fiador

15 de Jul de 2020

O recurso ao crédito habitação para compra de casa envolve algumas condições estabelecidas pela Banca. Inicialmente, serão aferidas as condições financeiras para que o empréstimo seja concedido e, é comum, surge muitas vezes a figura do fiador. Sabe qual o papel que desempenha? Explicamos-lhe em seguida.


O fiador não é mais que alguém que, caso a pessoa que contrata o crédito tenha algum imprevisto e deixe de ter condições para pagar as prestações, assume a responsabilidade da dívida. Assim, é apenas uma garantia para a Banca em caso de incumprimento do Cliente. Mas não se assuste, se tem responsabilidades, também lhe são concedidos direitos. Ora, vamos por partes.


Enquanto fiador, deve ter em atenção que o acompanhamento do processo é fundamental. Não se sinta inibido pois, na verdade, estar a par da saúde financeira da pessoa que contratou o crédito é uma forma de acompanhar devidamente um processo em que está envolvido. Portanto, constrangimentos à parte, está apenas a ajudar na gestão de risco.


Ainda que a responsabilidade que assume seja grande – sim, não vale a pena negar – saiba que tem alguns recursos à sua disposição caso alguma coisa corra menos bem.


Direito de Excussão Prévia

O direito de excussão prévia obriga a que, em caso de incumprimento e antes de solicitar responsabilidade ao fiador, a instituição bancária tenha primeiro de penhorar os bens do cliente. Tenha atenção ao contrato de crédito pois este pode incluir alguma cláusula em que o fiador recusa este direito.


Direito de Regresso

Apesar de se tratar de um processo muitas vezes burocrático e demorado, também em caso de incumprimento, o fiador tem direito de pedir a devolução do montante que pagou em nome do cliente. Ou seja, ainda que a longo prazo, poderá haver hipótese de o dinheiro lhe ser devolvido.


Se algumas pessoas são fiadoras por amizade e sentido de ajuda a alguém que lhes é próximo, há também quem simplesmente não consiga recusar. Quando se trata de pais e filhos, é algo que nos parece mais “normal”. Mas tratando-se de familiares mais afastados ou mesmo amigos, é natural que se sinta constrangido, porque acha que pode ser mal entendido ou porque não tem confiança suficiente e não quer dá-lo a entender. Pode dar-se o caso de simplesmente não querer assumir esse compromisso.


O importante é tomar esta decisão de forma consciente e ponderada.  E às primeiras dificuldades ou suspeita de risco de incumprimento, agir de imediato. Uma das medidas a tomar é tentar renegociar o crédito. E nesse aspeto a MAXFINANCE Gold pode ajudá-lo, seja Cliente ou Fiador. Contacte-nos para analisarmos a situação e, tanto quanto possível, reduzir os encargos com créditos.

crédito
crédito à habitação
crédito habitação
crédito hipotecário
empréstimo casa
empréstimo da casa
fiador
intermediação de crédito
intermediário de crédito
MAXFINANCE
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

Crédito
Crédito Habitacao
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

Crédito
Crédito Habitacao