Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Sol: faça dele um aliado

15 de Jul de 2021

A exposição solar traz imensos benefícios à saúde, já sabemos. Estimula a produção de vitamina D que, por sua vez, aumenta por exemplo os níveis de cálcio. Ajuda a prevenir doenças – nomeadamente depressões, pela produção de endorfinas e transformação de melatonina em serotonina.


Ainda no capítulo dos benefícios, melhora também a sensação de bem-estar e a qualidade do sono. Protege até contra a radiação solar (parece um contrassenso, não?) pois estimula a produção de melanina, a qual impede a absorção de raios UVB. Mas, atenção, para que isto aconteça, deve apanhar sol de forma moderada, preferencialmente antes das 10h e depois das 16h. 


Assim sendo, nunca é demais relembrar que, se por um lado o sol é um forte aliado da sua saúde, por outro são precisos cuidados para obter todos estes benefícios. E em plena época tradicional de férias, não podíamos deixar de relembrá-los.


Portanto, tome nota!


PROTEJA-SE 365 DIAS POR ANO

Mesmo que estejamos mais sensibilizados para o fazer no verão, a verdade é que devemos proteger a pele todo o ano. Use protetor solar mesmo em dias nublados pois a radiação UVA faz-se sentir e não devemos descurar a sua ação. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes de se expor já que tem de dar algum tempo até que certas substâncias sejam devidamente absorvidas.


PELES CLARAS SÃO MAIS SENSÍVEIS

Quanto mais claro o tom de pele, mais sensível. Assim, se é o seu caso, deve reforçar a proteção e estar particularmente atento a esta questão.


CUMPRA HORÁRIOS

Sabemos que as horas de maior perigo decorrem entre as 11h e as 17h pelo que, nem sempre é fácil, esforce-se por evitar a exposição solar neste horário. E, mesmo estando à sombra, lembre-se que a radiação se reflete; por conseguinte, mantenha o uso e reforço de protetor solar.


PROTEÇÃO ADICIONAL

Quando falamos em proteção solar na nossa mente surge de imediato o recurso ao protetor – cremes, loções ou sprays. Mas a verdade é que não devemos descurar o uso de óculos de sol, chapéus e roupa adequada. Se quisermos ir um pouco mais além, podemos também usar protetores solares para o cabelo e evitar assim danos maiores neste órgão.


HIDRATAÇÃO PRECISA-SE

Ora, o que é que acontece à água quando está ao sol? Evapora. Pois o nosso organismo também tem necessidades adicionais de hidratação quando está exposto ou quando está calor. Beba água e privilegie as frutas – a melancia é ótima para hidratar – e legumes na sua alimentação. Vão certamente ajudar neste aspeto.


NÃO SE DEIXE ENGANAR

Já o referimos mas não é demais reforçar: não é por não estar sol que devemos deixar de nos cuidar. Se estiver calor, mesmo com o tempo encoberto, o vento também pode ser prejudicial. O ar é quente e também queima a pele. Esteja atento!


Há que manter a prevenção e os cuidados bem apertados para não fazer da exposição solar um fator de risco para problemas de saúde. Aproveite os benefícios em segurança e… boas férias!

bronze
cuidados a ter
cuidados com a pele
cuidados com o sol
férias
pele
praia
protetor solar
sol
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança