Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Taxa fixa ou taxa variável: qual a melhor opção na hora de contrair crédito?

20 de Jan de 2021

A compra de casa pressupõe, por norma, o recurso ao crédito habitação. E na hora de tomar decisões é natural que surjam algumas dúvidas. Por exemplo, qual das condições deve escolher no seu caso: taxa fixa ou taxa variável? À partida, pode parecer indiferente mas a escolha da taxa de juro é uma das decisões que mais influencia as condições que definem como vai pagar o seu empréstimo.


Indexantes, prazos, regimes e demais termos semelhantes são comuns na linguagem financeira mas para o Cliente podem ser autênticos desafios. Se não contar com o apoio de profissionais especializados na matéria, não queremos alarmar, mas prepare-se para algumas dúvidas que terá de esclarecer.


QUANTO ÀS DIFERENÇAS: TAXA FIXA OU TAXA VARIÁVEL…


Ora, a taxa fixa resulta numa prestação que se mantém constante, fixa como o nome indica, ao longo do contrato. Assim, se optar por este tipo de taxa, vai saber logo no início do mesmo o montante total de juros a pagar. Por um lado, retira a imprevisibilidade e dá-lhe a segurança de saber que a prestação será sempre a mesma. Mas por outro, se há menos risco para o Cliente, normalmente os juros são mais elevados.


Já a taxa variável vai depender da evolução da indexante, ou seja, se a indexante baixar isso reflete-se na prestação, que também baixa. O mesmo acontecerá no sentido inverso, naturalmente. No entanto, saiba ainda que o spread contratado mantém-se inalterado, salvo alterações contratuais. Em Portugal, a maioria dos créditos habitação tem como referência a Euribor com prazo a seis meses, que se encontra em valores historicamente baixos.  


ENTÃO, QUAL A MELHOR OPÇÃO?


Cada caso é um caso e a resposta a esta questão é: depende. Depende de um conjunto de fatores como a sua situação financeira, o prazo, o valor de entrada ou mesmo o mercado. A forma mais segura de tomar as decisões mais adequadas é ter alguém, um profissional qualificado, que o possa esclarecer; isto para que possa estar consciente de todas as implicações no momento de decidir. E para isso pode contar com a equipa da MAXFINANCE Gold que, de forma totalmente gratuita e isenta, analisará criteriosamente a sua situação e o aconselhará sobre o melhor caminho a seguir. Contacte-nos e comece já a poupar nos seus créditos.

taxa fixa ou taxa variável

comprar casa
crédito
crédito habitação
empréstimo
empréstimo casa
Euribor
MAXFINANCE
MAXFINANCE Gold
taxa de juro
taxa Euribor
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

Crédito
Crédito Habitacao
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

Crédito
Crédito Habitacao