Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Crédito pessoal: sabe o que é e para que serve?

3 de Jun de 2022

A questão é direta e bastante simples até. Sabe realmente o que é o crédito pessoal, que situações abrange, a finalidade, os prazos ou, por exemplo, até que valores a Banca financia quando o contrata?


Ora, o crédito pessoal visa colmatar as necessidades de crédito sem que haja necessidade de dar grandes pormenores ou justificações à entidade bancária. Isso não significa que chega, diz “quero um crédito pessoal” e lho concedem, de todo. Na verdade, se explicar os motivos e der garantias à entidade, o grau de confiança em si (e na sua capacidade de cumprir) é naturalmente maior. Em último caso, se o grau de risco diminui, a taxa de juro pode eventualmente acompanhar. Mas tenha noção que isso depende de uma série de fatores.


FINALIDADE

O crédito pessoal destina-se então a financiar a aquisição de bens e serviços. As finalidades mais comuns do crédito passam pela compra de equipamentos, por exemplo, por financiar a educação – própria ou dos filhos, para realizar obras em casa, para fazer face a despesas de saúde ou mesmo para férias e lazer. E quanto mais garantias der à Banca que tem condições para cumprir a sua parte, melhores condições terá.


GARANTIA

As garantias passam pela análise da sua taxa de esforço – quanto mais baixa melhor; por apresentar um fiador – alguém que, caso surja algum imprevisto, cumprirá por si as suas obrigações financeiras; por deter ativos como bens ou imóveis; ou mesmo pela sua situação profissional – ter um contrato de trabalho sem termo, isto é, estar efetivo. Tudo isto são mais-valias que demonstram a entidade financeira que pode confiar na sua capacidade de cumprir aquele contrato de crédito respeitando as condições estabelecidas.


PRAZO

Em 2020 o Banco de Portugal reduziu os limites máximos e procedeu à atualização dos prazos. Assim, a entidade deve propor-lhe um prazo máximo de até 84 meses, ou seja, sete anos. Ainda assim, as novas regras não se aplicam às finalidades de educação, de saúde e relacionadas com as energias renováveis – os prazos mantêm-se nos 10 anos.


MONTANTE

Já no que toca aos valores, os montantes máximos podem variar consoante a entidade mas, por norma, a Banca financiam até 75 mil euros; por outro lado, as instituições financeiras concedem habitualmente máximos de 50 mil euros.


BANCO DE PORTUGAL DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO

Sabe que no site do Banco de Portugal tem acesso à informação dos seus créditos? Basta colocar o seu NIF – número de contribuinte – e a senha de acesso ao Portal das Finanças para ver, por exemplo, se tem o seu nome na chamada lista negra do Banco de Portugal. Caso conste, o acesso ao crédito será substancialmente mais difícil, se não impossível. O que sugerimos é contactar a equipa da MAXFINANCE Gold para analisar gratuitamente a sua situação e encontrar soluções para reduzir as suas prestações que tenha. Comece já a poupar nos créditos, contacte-nos aqui.

crédito
crédito pessoal
empréstimo
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

MAXFINANCE GOLD lidera intermediação de crédito nacional

Crédito
Crédito Habitacao
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

MAXFINANCE Gold supera mil operações de crédito em apenas oito meses

Crédito
Crédito Habitacao