Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Crédito pessoal: sabe o que é e para que serve?

3 de Jun de 2022

A questão é direta e bastante simples até. Sabe realmente o que é o crédito pessoal, que situações abrange, a finalidade, os prazos ou, por exemplo, até que valores a Banca financia quando o contrata?


Ora, o crédito pessoal visa colmatar as necessidades de crédito sem que haja necessidade de dar grandes pormenores ou justificações à entidade bancária. Isso não significa que chega, diz “quero um crédito pessoal” e lho concedem, de todo. Na verdade, se explicar os motivos e der garantias à entidade, o grau de confiança em si (e na sua capacidade de cumprir) é naturalmente maior. Em último caso, se o grau de risco diminui, a taxa de juro pode eventualmente acompanhar. Mas tenha noção que isso depende de uma série de fatores.


FINALIDADE

O crédito pessoal destina-se então a financiar a aquisição de bens e serviços. As finalidades mais comuns do crédito passam pela compra de equipamentos, por exemplo, por financiar a educação – própria ou dos filhos, para realizar obras em casa, para fazer face a despesas de saúde ou mesmo para férias e lazer. E quanto mais garantias der à Banca que tem condições para cumprir a sua parte, melhores condições terá.


GARANTIA

As garantias passam pela análise da sua taxa de esforço – quanto mais baixa melhor; por apresentar um fiador – alguém que, caso surja algum imprevisto, cumprirá por si as suas obrigações financeiras; por deter ativos como bens ou imóveis; ou mesmo pela sua situação profissional – ter um contrato de trabalho sem termo, isto é, estar efetivo. Tudo isto são mais-valias que demonstram a entidade financeira que pode confiar na sua capacidade de cumprir aquele contrato de crédito respeitando as condições estabelecidas.


PRAZO

Em 2020 o Banco de Portugal reduziu os limites máximos e procedeu à atualização dos prazos. Assim, a entidade deve propor-lhe um prazo máximo de até 84 meses, ou seja, sete anos. Ainda assim, as novas regras não se aplicam às finalidades de educação, de saúde e relacionadas com as energias renováveis – os prazos mantêm-se nos 10 anos.


MONTANTE

Já no que toca aos valores, os montantes máximos podem variar consoante a entidade mas, por norma, a Banca financiam até 75 mil euros; por outro lado, as instituições financeiras concedem habitualmente máximos de 50 mil euros.


BANCO DE PORTUGAL DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO

Sabe que no site do Banco de Portugal tem acesso à informação dos seus créditos? Basta colocar o seu NIF – número de contribuinte – e a senha de acesso ao Portal das Finanças para ver, por exemplo, se tem o seu nome na chamada lista negra do Banco de Portugal. Caso conste, o acesso ao crédito será substancialmente mais difícil, se não impossível. O que sugerimos é contactar a equipa da MAXFINANCE Gold para analisar gratuitamente a sua situação e encontrar soluções para reduzir as suas prestações que tenha. Comece já a poupar nos créditos, contacte-nos aqui.

crédito
crédito pessoal
empréstimo
Produtividade MAXFINANCE Gold não tira férias

Produtividade MAXFINANCE Gold não tira férias

Crédito
Crédito Habitacao
Avaliação bancária continua a subir

Avaliação bancária continua a subir

Crédito
Crédito Habitacao
7 Mitos sobre crédito habitação que tem de esclarecer já!

7 Mitos sobre crédito habitação que tem de esclarecer já!

Crédito
Crédito Habitacao
MAXFINANCE Gold é notícia

MAXFINANCE Gold é notícia

Crédito
Crédito Habitacao
Reconhecimento