Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Competências técnicas: apresentamos três das mais procuradas pelas empresas

4 de Out de 2021

Palavras não faltam para categorizar as características que as empresas procuram nos seus processos de recrutamento. Aos candidatos compete destacar as que melhor dominam mas convém manter-se atualizado – ninguém espera destacar-se por dominar, por exemplo, o word, já que se tornou tão comum… Hoje falamos especificamente sobre hard skills, competências técnicas. Sabe quais as mais procuradas pelas empresas?


Os anúncios de emprego incluem alguns requisitos fundamentais para o exercício da função em questão. Se não domina o que geralmente se pede, talvez seja tempo de parar, pensar nas especificidades do mercado em que atua, nas competências mais procuradas e apostar em desenvolvê-las de forma mais efetiva. Mas, afinal, quais as mais procuradas?


MARKETING DIGITAL

Se há nichos muito específicos de mercado para os quais o marketing digital não é absolutamente fundamental, a verdade é que em geral a pandemia acelerou bastante os investimentos nesta área e a procura por profissionais devidamente qualificados, que dominem as técnicas, as aplicações, as plataformas e demais competências é crescente. E, desengane-se, estar presente nas redes sociais e postar com regularidade, por exemplo, não é suficiente. Não mesmo.


ANÁLISE DE DADOS

A Era da informação é cada vez mais minuciosa, ou seja, a análise de dados tem um papel cada vez mais relevante nas organizações. Costuma dizer-se que os dados são o novo ouro, tal a importância que têm; são eles que promovem a diferenciação entre empresas. Se, por um lado, nunca produzimos tantos dados como atualmente, por outro lado a capacidade de gestão e análise ajuda-nos a decifrar padrões de comportamento. E quanto melhor conhecerem os clientes, melhor os seus serviços ou produtos criam a necessidade junto dos mesmos. Mas isto também é válido internamente, na análise crítica de desempenho da organização ou na avaliação de projetos, por exemplo.


GESTÃO DE PROJETOS

Eis mais uma competência que, na verdade, se desdobra numa série de outras. Primeiramente, pode parecer fácil mas a gestão de projetos é complexa e traduz-se na capacidade de transformar ideias e estratégias em (bons) resultados para as empresas. Mais, se inicialmente estava mais associada ao setor da construção, nos dias que correm cada atividade da empresa é vista como um projeto, pelo que falamos de competências transversais ao mercado de trabalho.  Otimizar recursos para atingir objetivos visa reduzir a margem de erro e controlar afincadamente cada etapa para, no todo, o projeto ter sucesso. E, para isso, é preciso dominar competências como a liderança ou a comunicação mas também dominar as ferramentas de trabalho de cada processo.


Se está à procura de um projeto que o desafie, que promova o seu desenvolvimento profissional mas também pessoal, contacte-nos aqui. Temos profissões que combinam consigo!


Frase-chave: Competências técnicas: apresentamos três das mais procuradas pelas empresas

análise de dados
anúncio de emprego
competências técnicas
emprego
emprego novo
gestão de projetos
hard skills
marketing digital
mercado emprego
novo emprego
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança
Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Família
Impostos
IRS
lifestyle
10 Dicas para uma casa segura durante as férias

10 Dicas para uma casa segura durante as férias

Família
lifestyle