Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Apoios à criação do próprio emprego

14 de Out de 2021

O empreendedorismo está na ordem do dia e não, não é preciso chegar a uma situação de desemprego para pensar na criação de um “negócio próprio”. E porque achamos este assunto verdadeiramente importante para que possa dar o próximo passo na sua vida profissional, socorremo-nos da pesquisa feita pelo Ekonomista sobre os apoios à criação do próprio emprego.


Este pode ser o momento certo para dar forma à sua empresa e, consequentemente ao seu posto de trabalho. Tudo depende essencialmente de si, de um bom projeto e de se informar acerca dos apoios à criação do próprio emprego.


De um modo particular, o surgimento de novas empresas assume um papel determinante na economia atual. A pandemia trouxe consigo muitas dificuldades, mas também novas oportunidades e veio aguçar o engenho daqueles que têm um espírito empreendedor.


Porém, por mais viável que seja um projeto, isso pode não ser o suficiente para chegar ao mercado. Como tal, é importante conhecer os apoios com que pode contar para concretizar o seu objetivo e trabalhar por conta própria. Dizemos-lhe quais as entidades e os apoios que o podem ajudar.


4 APOIOS À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO


PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO (PAECE)


O Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECE, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito do Investe Jovem – programa financiado pelo Fundo Social Europeu – reúne um conjunto de medidas de apoio para quem pretende criar o seu posto de trabalho, nomeadamente:


Trata-se, pois, de um conjunto específico de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, através do pagamento do subsídio de desemprego num montante único, desde que os mesmos assegurem, pelo menos, o próprio emprego, a tempo inteiro.


Apoio financeiro

Considerando que a base financeira é crucial para dar forma a um projeto capaz de gerar emprego, o PAECE oferece os seguintes apoios:

  • Pagamento antecipado (total ou parcial) do montante global das prestações de desemprego;
  • Possibilidade de cumulação com modalidades de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro: linhas MICROINVEST E INVEST+;
  • Apoio técnico à criação e consolidação de projetos.

LINHAS DE CRÉDITO: MICROINVEST E INVEST+


O crédito ao investimento, para criação de pequenas empresas e do próprio emprego, é concedido por instituições bancárias, através de duas linhas de crédito, e beneficia de garantia, no quadro do sistema de garantia mútua, e de bonificação de taxa de juro.


A quem se destinam?

Estas linhas de crédito destinam-se a empreendedores inscritos nos serviços de emprego, numa das seguintes situações:

  • Desempregados inscritos há 9 meses ou menos, em situação de desemprego involuntário ou inscritos há mais de 9 meses, independentemente do motivo da inscrição;
  • Jovens à procura do primeiro emprego com idade entre os 18 e os 35 anos, com, no mínimo, a escolaridade obrigatória (12º ano) ou nível 3 de qualificação ou a frequentar um processo de qualificação para obtenção do mesmo nível de ensino ou qualificação, e que não tenham tido contrato de trabalho sem termo;
  • Pessoas que nunca tenham exercido atividade profissional por conta de outrem ou por conta própria;
  • Trabalhadores independentes cujo rendimento médio mensal, no último ano de atividade, seja inferior à retribuição mínima mensal garantida (de €665, em 2021, de acordo com o Decreto-Lei n.º 109-A/2020).

INVEST+

A linha de crédito Invest+ permite um financiamento até 100 mil euros, para investimentos superiores a 20 e até 200 mil euros.

Oferece dois anos de carência de capital e o reembolso deve ser feito no prazo de 5 anos com prestações mensais, com constante amortização.

A taxa de juro tem como base a Euribor a 30 dias, acrescida de 0,25% com taxa mínima de 1,5% e máxima de 3,5%. O primeiro ano de juros é integralmente bonificado. Já os segundo e terceiro anos são bonificados parcialmente pelo IEFP.

Os créditos concedidos no âmbito desta linha Invest+ têm como limites: 95% do valor total do investimento e 50 mil euros por posto de trabalho criado a tempo inteiro.


MICROINVEST

Destina-se a investimentos até 20 mil euros, sendo esse o mesmo valor de financiamento possível.

No que respeita ao prazo e taxa de juro, as condições são exatamente as mesmas do Invest+.

Ambos os apoios podem ser cumuláveis com os das medidas de Apoio à Mobilidade Geográfica no Mercado de Trabalho, nos termos da Portaria n.º 85/2015, de 20 de março, e de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos.


PROGRAMA INVESTE JOVEM


Trata-se de um programa destinado a promover a criação de empresas por jovens que reúnam os seguintes requisitos:

  • Desempregados, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • Com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos;
  • Com uma ideia de negócio viável e formação adequada para o a sua concretização.

Para ajudar a concretizar cada projeto, o Programa Investe Jovem, oferece:

  • Apoio financeiro ao investimento;
  • Ajuda financeira de apoio à criação do próprio emprego dos promotores;
  • Apoio técnico na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação e consolidação do projeto.

Que projetos são elegíveis?

Pode candidatar-se aos apoios do Investe Jovem, qualquer projeto de criação de empresa que reúna os seguintes requisitos:

  • Apresente um investimento entre 2,5 e 100 x IAS (valor do Indexante dos Apoios Sociais que, em 2021, é de 438,81 euros);
  • Viabilidade técnico-financeira;
  • Não inclua, no investimento a realizar, a compra de capital social de empresa já existente.

Apoio financeiro

Os projetos aprovados no ambito do Programa Investe Jovem, têm direito a um apoio financeiro até 75% do investimento total elegível. Os promotores devem assegurar, pelo menos, 10% desse investimento em capitais próprios. Este apoio assume a forma de empréstimo sem juros, com amortização no prazo até 60 meses.


PORTUGAL 2020: “TEM UMA IDEIA?”


Até ao primeiro dia do ano 2024, o programa Portugal 2020 promove a ferramenta “Tem uma Ideia?”, dando a possibilidade de apoio financeiro para a criação de novas empresas.

De âmbito nacional e regional, destinado a diferentes áreas de negócio, sempre com o objetivo de estimular o crescimento e a criação de emprego.


Apoios enquadrados nesta iniciativa

No âmbito do Portugal 2020 existem diferentes Sistemas de Incentivos, nomeadamente à Inovação, à Qualificação e Internacionalização e à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT), financiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Para terem acesso a financiamento, as novas empresas não podem ter iniciado atividade à data de entrega do pedido de financiamento.

Assim, se tem uma ideia de projeto capaz de criar o seu próprio emprego, aceda à plataforma e perceba o que precisa para se candidatar a um apoio.

Toda a informação relativa aos programas de financiamento para novos projetos está disponível no portal do Portugal 2020.


Portugal 2020 resulta de uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, e reúne cinco Fundos Estruturais e de Investimento (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas).

Para acesso a outras informações sobre apoios à criação do próprio emprego, pode aceder às plataformas online ou dirigir-se a um balcão de atendimento do IEFP, do IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação ou, ainda, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.


Fonte: Ekonomista

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Avaliação bancária sobe dez euros por metro quadrado num mês

Avaliação bancária sobe dez euros por metro quadrado num mês

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Novos escalões de IMT já em vigor

Novos escalões de IMT já em vigor

Comprar Casa
Habitação
Imobiliário
Impostos