Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Ser feliz ou ter razão?

26 de Out de 2021

As organizações são – ou deverão ser – “feitas” por pessoas, para pessoas e o peso do capital humano no sucesso empresarial é inegável. Uma cultura organizacional que promove cooperação em vez de competição, coesão em vez de contradição, é essencial para todos estarem alinhados com os mesmos valores e compromissos. Mas, apesar de tudo, razão e felicidade nem sempre andam de mãos dadas e também na esfera profissional surge frequentemente esta dúvida: quer ser feliz ou ter razão?


Em contexto profissional e porque temos perspetivas diferentes – somos pessoas, não é?! – é natural discordar algumas vezes do que se passa à sua volta. Por vezes, instala-se até um certo sentimento de injustiça. E há algum mal nisso? Não, desde que se expresse correta e educadamente, não tem sequer de abrir mão da sua opinião. Quando assim não acontece ou alguém se excede, pense duas vezes. Há “guerras” que não vale a pena comprar, sobretudo de cabeça quente.


O ideal será, numa situação dessas, parar e ponderar antes de perder a razão, seja qual for o cenário. Evitar o conflito não significa abdicar da sua opinião, note-se! Poupe-se ao desgaste e guarde essa energia para situações que, na verdade, a requerem. Mais do que concordar ou não, ter razão nem sempre tem a importância que lhe damos; por vezes, aceitar as coisas como são não é mais que deixar algumas “crenças” de lado e analisá-las noutra perspetiva. Faça esse exercício e coloque-se no lugar do outro.


Ao contrário do que pode parecer, não, não estamos a dizer para ceder sempre ou desistir dos seus ideais. Apenas alertamos que manter uma “discussão” quando esta tem por base apenas e só a razão, seja na esfera profissional ou pessoal, só conduz ao desgaste. Ter sempre razão é assim tão importante? Lembre-se, é tudo uma questão de equilíbrio entre razão e emoção e nem sempre terá de abdicar de um em detrimento do outro. Não deixe “cair” a sua opinião, os seus ideais, os seus valores mas, por favor, seja feliz!


Frase-chave: Ter razão ou ser feliz?

Gerir negócios em tempos atípicos

Gerir negócios em tempos atípicos

Emprego
Recrutamento
RE/MAX eleita “Escolha do Consumidor 2022”

RE/MAX eleita “Escolha do Consumidor 2022”

Comprar Casa
Emprego
Imobiliário
Reconhecimento
Recrutamento
Vender Casa
Resoluções de ano novo para a vida profissional

Resoluções de ano novo para a vida profissional

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
Dicas para aumentar a produtividade em época festiva (e não só)

Dicas para aumentar a produtividade em época festiva (e não só)

Emprego
lifestyle