Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Candidatura rejeitada? Tire partido do “não”!

15 de Nov de 2021

Encontrou “aquela” vaga, candidatou-se, foi selecionado para a entrevista – que até correu bem – e… não foi o escolhido. Depois de superar as várias etapas do processo, lidar com isto requer alguma sabedoria. Sim, porque se a candidatura foi rejeitada, há como tirar partido do “não”. Explicamos como.


Ser preterido não coloca em causa a sua aptidão para o lugar, apenas significa que não foi considerada a pessoa certa na altura certa. Não correu bem? Mantenha a cabeça erguida e, acima de tudo, analise o que terá corrido menos bem; é sempre uma oportunidade de crescimento e um exercício para, na próxima vez, não cometer eventuais erros.


ATENÇÃO AO DETALHE

Pequenos detalhes fazem toda a diferença e, por vezes, o motivo da rejeição passa mesmo por aí.


PERFIL

Ainda que tenha as competências exigidas, cada pessoa tem características e perfis distintos; muitas vezes, não se trata de ser melhor ou pior, trata-se de ser diferente.


REQUISITOS

Mesmo preenchendo todos os requisitos, há competências – sobretudo as sociais – que tornam os processos menos “exatos” no sentido de dar maior indefinição ao processo.


SIMPLESMENTE, NÃO TINHA DE SER

Porque a última etapa não correu bem, porque não conseguiu transmitir na entrevista todo o seu potencial ou simplesmente porque não tinha de ser, nem sempre se consegue criar a empatia necessária.


No fim, o mais importante é conseguir analisar imparcialmente o processo e perceber onde melhorar. Só assim vai conseguir redefinir o seu plano de ação. E por onde começar? Socorremo-nos de algumas dicas da Consultora Robert Walters, que partilhamos agora consigo.


FEEDBACK

Uma das formas de, eventualmente, corrigir alguma questão é pedir feedback. A análise de alguém eu não é o próprio candidato vai ajudar certamente a perceber melhor os motivos para ser preterido.


ACEITE

Por vezes, pode tornar-se difícil lidar com um “não” mas o facto de não aceitar não vai mudar nada, pois não? Portanto, ainda que não concorde, aceite e equacione como melhorar numa próxima oportunidade.


NÃO RESISTA À MUDANÇA

Melhorar é sempre possível e se for necessário “fazer diferente”, porque não? Se a estratégia está a falhar em algum ponto, mesmo que por algum pormenor, alguma mudança terá de ocorrer. E não tem de ser obrigatoriamente radical, só tem de se focar naquilo que é essencial.


PROCURE NO SÍTIO CERTO

E se lhe dissermos que a RE/MAX + Grupo Vantagem tem vagas de emprego em aberto, vai deixar fechar esta janela de oportunidade? O principal ativo desta empresa são e serão sempre as pessoas; assim, é nelas que estamos focados, no seu sucesso e realização profissional. E é em prol delas que desenvolvemos ferramentas, disponibilizamos tecnologia, partilhamos as melhores práticas e fomentamos o espírito de equipa. É uma questão de definir os seus objetivos e planear como os pretende atingir. Aceita o desafio? Temos  oportunidades que temos para si!

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Emprego
Formação
Mercado
Recrutamento
Grupo Vantagem na comunicação social

Grupo Vantagem na comunicação social

Comprar Casa
Emprego
Habitação
Imobiliário
IRS
Reconhecimento
Vender Casa
Chegou a hora de mudar de emprego?

Chegou a hora de mudar de emprego?

Emprego
Família
Mercado
Recrutamento