Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Guia para comprar casa em 2022

10 de Jan de 2022

Comprar casa é uma decisão que tem necessariamente ser bem ponderada. Com ou sem pandemia, é um dos momentos mais marcantes da vida das famílias. Portanto, se na sua wishlist  de 2022 – ou lista de desejos, como lhe queira chamar – está a compra de casa, é altura de fazer perguntas, definir objetivos e encontrar soluções. E todas as ajudas são bem-vindas para facilitar o processo; nomeadamente, a de profissionais do setor. Procura um guia para comprar casa? Venha daí!


Defina as suas verdadeiras necessidades ou ambições, a sua capacidade financeira e a localização ideal do imóvel. Ideal, sim, porque acontece regularmente definir-se uma determinada zona e acabar-se “seduzido” por outra. O ponto de equilíbrio entre preço, localização e características do imóvel nem sempre é fácil de encontrar mas estamos aqui para ajudar.


PREÇO

Para começar a procurar a sua nova casa, tem mesmo de começar por aqui. Quanto pode e quer gastar? Analise a sua situação financeira, se recorrer ao crédito, avance para uma pré-aprovação de crédito. Apesar de parecer que está a começar pelo fim (só parece, acredite) vai dar um passo gigante no processo. Definir o seu orçamento máximo, é também definir claramente o preço máximo na sua pesquisa. Para isso, pode sempre recorrer gratuitamente à MAXFINANCE Gold, clicando aqui.


IMÓVEL – CARACTERÍSTICAS

Sabendo o preço máximo, vai saber também o tipo de casa que pode comprar. No fundo as suas características principais, nomeadamente a tipologia, a área ou mesmo o tipo de acabamentos e equipamento, por exemplo. A par com o tópico seguinte, são os dois items que definem, por norma, por onde começar a sua pesquisa.


LOCALIZAÇÃO

A definição do preço máximo permite-lhe também definir, tendo em conta a tipologia do imóvel que idealiza, limitar as zonas de localização. Porque por vezes falamos de valores tão díspares em localizações diferentes de uma única cidade, saber ao certo que não pode ultrapassar determinado valor fará com que, provavelmente, elimine algumas áreas da sua pesquisa. Salvo raríssimas oportunidades que poderão surgir, esta é mais uma forma de agilizar o processo.


PESQUISA ATIVA

Neste campo convém que se mantenha fiel ao que anteriormente definiu. Com certeza que pode “espreitar” imóveis de valores e características, nem que seja para ter uma noção dos preços pedidos pelos proprietários e o que justifica as diferenças. Os preços anunciados porque nem sempre são os preços de venda. Aos proprietários pode ser difícil, nem que seja por razões emocionais, definir um valor ajustado de venda. Também aí, contar com a ajuda de profissionais é uma mais-valia já que um rigoroso estudo de mercado os ajuda a vender o imóvel pelo melhor preço, no menor espaço de tempo. Por outro lado, para o comprador é também um enorme benefício já que estará a pagar um preço justo de mercado. Mas, recapitulando, manter-se dentro dos parâmetros definidos é, mais uma vez, um passo em frente contra a perda de tempo.


VISITAS

Se está a comprar casa “por sua conta e risco”, este é talvez um dos momentos em que, aparentemente, terá mais facilidade: é só ligar ao proprietário e agendar uma visita. Aparentemente porque a verdade é que, sobretudo nesta fase que atravessamos, a sua segurança pode estar em causa. Não porque corra particulares riscos físicos. Na verdade, com a ajuda de um Consultor imobiliário, estará a proteger a sua saúde mediante os rigorosos planos de higiene e segurança que o Consultor segue e faz seguir. Por outro lado, as visitas virtuais são uma opção que muitos proprietários por si só não disponibilizam. Mais. Aquando das visitas presenciais, é comum os proprietários mostrarem os documentos do imóvel. Ora, salvo quem está atualizado e a par desta informação burocrática, é muitas vezes difícil assegurar que tudo está consoante deve. Mas passemos ao tópico seguinte que será…


DOCUMENTAÇÃO

É também uma questão de segurança garantir que o imóvel cumpre todos os requisitos legais para que possa ser transacionado; mais que isso, garantir que está a comprar nas condições que lhe são apresentadas. Caderneta predial, registo da conservatória, certificado energético, ficha técnica, licença de utilização, impostos, em algumas situações condomínio… enfim, há um sem número de documentos que podem pertencer a determinado imóvel. Isto já para não falar nos casos em que há um crédito em curso e o empréstimo não está totalmente liquidado. Ou imóveis que têm vários coproprietários. São muitos os aspetos legais a ter em conta e comprar uma casa não é propriamente simples, concorda?


QUER CORRER RISCOS?

Há, com certeza, muitos compradores e proprietários que iniciaram e concluíram os processos de compra e venda dos seus imóveis sem percalços e sem a ajuda de profissionais. Mas quer mesmo correr esse risco e sujeitar-se a esse desgaste? Um Consultor imobiliário integrado numa marca e estrutura credíveis são mais de meio caminho andado para que a transação decorra sem imprevistos e num prazo aceitável. Ele conhece o mercado imobiliário e vai, com certeza, saber dar resposta às suas expectativas, apresentando-lhe as melhores soluções no momento. Será o seu interlocutor e, acredite, vai facilitar-lhe muito a vida. Está a par de todos os procedimentos contratuais e legais e tem toda uma estrutura com departamentos de áreas transversais ao negócio para lhe dar suporte – o que é mais uma garantia para si.


Ora, uma das conclusões que podemos retirar deste pequeno guia para comprar casa em 2022 é que há muito a pesquisar, muita papelada e burocracia a tratar e, ainda assim, pode correr alguns riscos. Mas, na verdade, a decisão é sua. Se quiser simplificar e evitar todo este desgaste, confie nos especialistas. E é tão simples quanto ligar a um Consultor imobiliário da RE/MAX + Grupo Vantagem. Não perca mais tempo, temos casas que combinam consigo! Consulte-nos aqui.


Frase-chave: Guia para comprar casa em 2022

Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Imobiliário
Mercado
Mercado Internacional
Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família