Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

IRS: evite surpresas desagradáveis seguindo estas cinco recomendações

30 de Mai de 2022

Falta exatamente um mês para o fim do prazo de entrega da declaração de IRS. E à boa maneira portuguesa, muitos contribuintes ainda não o fizeram. Para que nada falhe, e porque ainda tem algum tempo, deixamos-lhe cinco recomendações para evitar surpresas desagradáveis.


NÃO SE DISTRAIA COM O PRAZO

30 de junho é a data limite se não quer pagar coima. A partir das 0h00 de dia 1 de julho, não há como evitar, portanto, não se distraia!


VALIDE AS DEDUÇÕES E BENEFÍCIOS

Ao seu rendimento coletável serão abatidas deduções e benefícios. Assim, as despesas devem estar registadas e validadas no E-Fatura. Se, por ventura, faltar alguma ou quiser fazer alterações, pode usar o anexo H para declarar “manualmente”.


SIMULE

Os casais ou pessoas unidas de facto podem entregar a declaração em conjunto ou optar pela entrega em separado. Para perceber qual a situação mais vantajosa, simule antes de entregar para escolher a que trás menor encargo ou maior reembolso.


CONFIRME

Quando terminar o preenchimento, reveja antes de entregar. Qualquer informação incorreta, inválida ou em falta pode implicar pagar mais imposto ou mesmo coimas.


VERIFIQUE O IBAN

Para quem tem direito a reembolso de IRS, esta é outra questão de elevada importância. Antes de submeter a declaração, por exemplo, confirme dígito por dígito se o seu IBAN está correto. Se receber por transferência bancária, não vai querer entregar o valor a outra pessoa, pois não?


RECOMENDAÇÃO EXTRA PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS

Se é trabalhador independente, enquadrado na categoria B, não se esqueça de entregar o Anexo SS. Mas quem acumula trabalho dependente com trabalho independente e tiver atividade aberta nas Finanças também o tem de fazer.

Qualquer dúvida, já sabe, a MAXFINANCE Gold pode ajudar!


Frase-chave: IRS: evite surpresas desagradáveis seguindo estas cinco recomendações

dicas
irs
prazo irs
recomendações
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Novos escalões de IMT já em vigor

Novos escalões de IMT já em vigor

Comprar Casa
Habitação
Imobiliário
Impostos
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento