Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Automóvel “em casa”? Redobre os cuidados de limpeza

25 de Nov de 2020

O seu automóvel é, provavelmente, o meio de transporte mais seguro nos dias que correm. Não falamos em termos de segurança rodoviária mas – terá de concordar – em termos de higiene e distanciamento, oferece condições que, por exemplo, os transportes públicos não têm. Adicionalmente, entrou em vigor no início deste mês a norma imposta pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que prevê o chumbo na Inspeção se as condições de limpeza prejudicarem a observação. Automóvel “em casa”? Redobre os cuidados de limpeza!


Sem entrar em exageros, o contexto atual dita cuidados redobrados na hora de limpar a sua viatura. Mas a que pontos dedicar particular atenção? E como fazê-lo sem danificar os materiais? Damos uma ajuda e explicamos tudo já, já a seguir.


Um carro limpo não é obrigatoriamente um carro desinfetado e se quer elevar a sua proteção enquanto se desloca, é importante começar por garantir que lava bem as mãos – sempre que possível – antes de entrar e depois de sair da viatura. Nem sempre será viável mas pode, nesse caso, recorrer ao álcool gel, por exemplo. É uma mera sugestão, assim como as restantes dicas que lhe deixamos mas, em todo o caso, a decisão é sempre sua.


Assim, tenha em mente que os materiais são variados, ou seja, é importante socorrer-se de produtos adequados – até porque há muitos produtos de limpeza que não eliminam propriamente fungos, vírus ou bactérias.


Automóvel “em de casa” Redobre os cuidados de limpeza

EXTERIOR

Começando desde logo pelo exterior, os puxadores de portas e do porta-bagagens são, naturalmente, os principais alvos; mas não se esqueça também da tampa do depósito de combustível ou do carregamento da bateria.


INTERIOR

Automóvel “em de casa” Redobre os cuidados de limpeza

Já no interior e por via do bom senso, é facilmente percetível que deve focar a sua atenção nas partes mais expostas ao contacto. Isto é, o volante, os puxadores das portas, os botões (sejam eles para abrir e fechar vidros, de ar condicionado, de rádio, de controlo de som), o travão de mão, a manete da caixa de velocidades ou mesmo os painéis de sistema touch.


E QUE PRODUTOS USAR?

Todos temos em casa produtos de limpeza que são também agentes desinfetantes que eliminam qualquer vestígio do coronavírus nas superfícies. Ora, como em casa, no carro têm o mesmo efeito. A lavagem com água e sabão é uma hipótese a considerar mas também pode utilizar soluções com álcool isopropílico na maioria dos materiais do exterior e do habitáculo.


O álcool é opção mas, atenção, não deve molhar demasiado as superfícies sob pena de manchá-las. Definitivamente, o que não deve usar é água oxigenada, provavelmente, danificará as superfícies do carro; por outro lado, soluções à base de amónio, irão estragar garantidamente superfícies com função touch.


De forma geral, deve evitar partilhar a viatura com pessoas que não fazem parte do seu agregado familiar. No entanto, mais uma vez sem alarmismos, poderá fazê-lo cumprindo regras. Regras como o uso de máscara ou a ventilação natural do habitáculo; em tempo de chuva será mais difícil, mas ainda assim não deixamos de recomendar. Seja porque o IMT assim o exige para a inspeção automóvel ou por precaução face ao contexto pandémico, se tem um automóvel “em casa”, redobre os cuidados de limpeza.

desinfeção automóvel
desinfeção carro
desinfeção viatura
IMT
inspeção
inspeção automóvel
inspeção automóvel covid
Instituto da Mobilidade e dos Transportes
limpeza automóvel
limpeza carro
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança