Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

4 de Jul de 2022

O prazo de entrega da declaração de IRS terminou no passado dia 30 mas, se muitos mantêm a máxima de deixar tudo para a última, alguns contribuintes já receberam os seus reembolsos. Quer tenha recebido ou esteja simplesmente a aguardar por ele, já sabe o que fazer ao reembolso do IRS? Se não pensou no assunto ou está ainda indeciso, deixamos-lhe algumas sugestões para melhorar as suas finanças pessoais.


LIQUIDAR DÍVIDAS

Será sempre o nosso primeiro conselho: se a sua situação financeira se agravou por alguma razão e viu-se obrigado a contrair dívidas, use o reembolso de IRS para liquidá-las, nem que seja parcialmente. Regularizar pagamentos em atraso vai ajudá-lo a reequilibrar a sua vida financeira e tirar-lhe algumas preocupações do pensamento.


ALOCAR A DESPESAS FIXAS

Mais do previsíveis, algumas despesas das famílias são expectáveis ainda que possam ter uma periodicidade maior. Não falamos das despesas correntes, como a eletricidade ou a água, mas de gastos como o condomínio – se não paga mensalmente – seguros, ou imposto de único de circulação, por exemplo. Já sabemos que nos vão “bater à porta, portanto, pode ser boa ideia antecipar-se. Claro que tudo depende do montante a receber… 


REFORÇAR O FUNDO DE EMERGÊNCIA

Imprevistos podem acontecer a qualquer um, portanto, sugerimos que considere ter/reforce o seu fundo de emergência. Idealmente, deve dar para se manter e suportar despesas de três meses mas sabemos que a realidade das famílias é muito diferente. Essencial mesmo é que tenha. Mesmo que o valor seja inferior ao que deseja, o importante é começar e depois finja simplesmente que não existe.


SUBSCREVER UM PRODUTO DE POUPANÇA

Dívidas pagas, despesas antecipadas e fundo de emergência criado, pode ser altura de começar ou reforçar as poupanças. Certificados e depósitos a prazo podem ser opção mas não conte com taxas de juro particularmente interessantes – e quanto menor o risco e o prazo, menor será o retorno. Os PPR’s também são formas de poupança; por muito distante que a reforma possa estar, vai estar a acautelar o seu futuro.


INVESTIR EM FORMAÇÃO

Aí está uma sugestão que muitas vezes não temos em conta mas na qual devemos pensar. Seja na sua ou na dos seus filhos, investir em formação é sempre boa ideia. O desenvolvimento de novas competências (ou o aperfeiçoamento de algumas) podem abrir-lhe portas no âmbito profissional ou simplesmente enriquecê-lo em temáticas que gosta de explorar. No caso de ter filhos em idade escolar, pode guardar o valor para o regresso às aulas – que é sempre uma época de despesa acrescida. Quem sabe, pode até amealhar e ir juntando para pagar “aquele” curso de verão que querem frequentar ou mesmo para quando forem para a faculdade.


Ainda que hajam muitos mais destinos possíveis para o reembolso – obras em casa, pequenos investimentos ou até férias – a ideia a reter é que deve definir criteriosamente uma escala de prioridades. O reembolso do IRS deve ser concluído até 31 de agosto e na MAXFINANCE Gold sugerimos que seja aplicado com prudência e ponderação.


Frase-chave: Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

AT
Autoridade Tributária
irs
MAXFINANCE
MAXFINANCE Gold
reembolso
reembolso IRS
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Novos escalões de IMT já em vigor

Novos escalões de IMT já em vigor

Comprar Casa
Habitação
Imobiliário
Impostos
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento