Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

A poupança não tira férias

7 de Jul de 2022

A época de férias representa para muitas famílias uma oportunidade para fugir à rotina e fazer algumas extravagâncias. Independentemente disso, é importante ter em mente que manter o equilíbrio financeiro lhe vai poupar eventuais dissabores e, para isso, nada como relembrar algumas dicas. A poupança não tira férias e precisa de uma gestão consciente, apenas isso.


ORÇAMENTO

A gestão financeira das férias começa muito antes das próprias, com a elaboração de um orçamento. Pode parecer descabido mas será o seu melhor aliado no momento de se organizar e definir até onde “deve ir”. Reveja as suas despesas (se tem um orçamento familiar será facílimo), defina quanto pode gastar e que tipo de férias o seu orçamento lhe proporciona.


APOSTE NA ANTECEDÊNCIA

Sabemos que esta é já a época de férias por excelência mas a verdade é que nem toda a gente tira férias no verão. Mas ainda assim, se for caso disso, lembre-se de começar a definir as coisas com alguma antecedência. É frequente encontrar alguns benefícios com esta estratégia.


LAST MINUTE

Assim como a antecedência, há também algumas promoções de última hora; é uma questão de ficar atento se é daquelas pessoas que tradicionalmente deixa tudo para o fim – e isso não tem necessariamente uma má conotação. Ao contrário do que alguns pensam, isto é válido para muito mais que viagens.


ALIMENTAÇÃO

Quem diz que não a um bom almoço ou jantar “fora”? Sobretudo nas férias (se é para descansar, que descanse efetivamente) temos maior tendência a fazer mais refeições fora de casa. Mas isso não tem necessariamente de ser mais dispendioso. Que tal programar o que diz respeito a alimentação no seu orçamento e incluir alguns piqueniques? A criançada, principalmente, adora e a verdade é que pode ser uma extraordinária surpresa. Pode sempre optar por alojamento com cozinha para evitar tantas as refeições fora mas tenha esta sugestão em conta. Não vai desiludir.


APROVEITAR DIAS DE ENTRADAS GRATUITAS OU A PREÇOS REDUZIDOS

Sendo que está de férias, é mais fácil conseguir gerir os horários e ajustar às ofertas que museus, cinemas, parques ou outras atrações oferecem. É uma questão de fazer uma pesquisa online, por exemplo, sobre o seu destino de férias e descobrir tudo o que tem para oferecer. Com certeza já ouviu falar em iniciativas deste género nas quais se incluem, por exemplo, descontos para determinados tipos de ingresso.


ORGANIZE PASSEIOS EM FAMÍLIA

Mesmo que esteja a passar as férias em casa, pode sempre ser turista no nosso país. Além de não gastar, em princípio, valores mais avultados, está ainda a contribuir para a economia local, que também é um bom fator de motivação. E, se vive no rebuliço da cidade, é o argumento ideal para fazer uma pausa e rumar ao interior, por exemplo. Programas não faltam, mas pode sempre organizar o seu próprio passeio. O que não falta são localidades à espera de recebê-lo e fazê-lo regressar a casa com vontade de repetir.


MODERAÇÃO NO USO DO CARTÃO DE CRÉDITO

Esta dica é simples mas muito eficaz. O cartão de crédito facilita muitas coisas mas, se quer mesmo poupar, use-o com consciência e muita moderação. Se não for usado com critério é fácil perder a noção e acumular mais despesas do que inicialmente projetou.


RESPONSABILIDADE FINANCEIRA

E porque não aproveitar as férias também para preparar o futuro dos mais pequenos? Como? Envolvendo-os no planeamento (à medida das idades, com certeza), sensibilizando-os para a importância de criar hábitos de poupança, criando consciência (sem exageros) de quanto se gasta e do que isso implica.


A poupança não tira férias mas se for bem planeada e gerida, você sim, pode poupar e usufruir das férias descansado. Por vezes, basta alguma criatividade. Agora, siga as nossas dicas, foque-se no objetivo e divirta-se!


Frase-chave: A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Família
Impostos
IRS
lifestyle