Novos escalões de IMT já em vigor
Partilhe este artigo
O Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, um dos impostos aplicados na compra de um imóvel, tem novos escalões associados. E as notícias são, regra geral, boas. Os novos escalões de IMT já em vigor aumentam o valor mínimo de um imóvel alvo de tributação mas também as parcelas a abater. Ou seja, regra geral, o valor a pagar baixa mas vamos por partes.
Este imposto depende do valor do imóvel a comprar, ou seja, quanto mais caro, mais paga. E tendo em conta que este é o imposto com maior peso expressivo (varia entre 1% e 8% do valor patrimonial ou da escritura) é de facto importante estar a par.
NOVOS ESCALÕES DE IMT
Até agora o valor máximo do imóvel para estar isento de IMT eram 92.407 euros (no continente) mas o valor subiu. Ainda que ligeiramente, os novos escalões de IMT já em vigor forma publicados no website da Autoridade Tributária e podem ser consultados aqui mas facilitamos-lhe a tarefa e são os seguintes:
CONTINENTE – HABITAÇÃO PRÓPRIA E PERMANENTE

De relembrar que há escalões diferenciados também para prédios urbanos ou frações de prédios urbanos para outros fins de habitação em Portugal continental mas também há o caso específico dos Açores e Madeira.
Além do IMT, há mais algumas despesas a considerar além do valor a pagar pelo imóvel propriamente dito e procedimentos. Portanto, mantenha-se informado! Contacte-nos aqui: estamos disponíveis para ajudar.
Frase-chave: Novos escalões de IMT já em vigor