Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

10 Dicas para uma casa segura durante as férias

27 de Jun de 2022

A época de férias ou simples ausências mais prolongadas podem colocar em risco a sua casa e os seus bens. Se a ocasião faz o ladrão, não há nada como cumprir algumas regras, por muito básicas que possam parecer. Siga as nossas dicas para uma casa segura durante as férias, reduza as hipóteses de ser surpreendido e aproveite para descansar tranquilamente.


SEJA DISCRETO

Básico mas essencial: não “anuncie” que vai de férias, redes sociais incluídas. Comunique, sim, a quem for necessário, eventualmente, a um vizinho de confiança com quem possa falar em caso de necessidade.


FECHADURAS E TRANCAS

Uns dias antes de sair, teste todas as fechaduras e trancas e confirme que estão nas devidas condições – assim, caso não estejam, ainda terá tempo para as substituir.


ELIMINE SINAIS DE AFASTAMENTO

Acumular correspondência no correio é um sinal óbvio de ausência. Peça a um familiar ou amigo para ir a sua casa e fazer-se notar. A mesma pessoa pode ir esvaziando a caixa de correio, abrindo janelas temporariamente e verificar se está tudo bem, por exemplo.


DISPOSITIVOS SMART HOME

Recorrer a sistemas automáticos de iluminação, que liguem e desliguem as luzes automaticamente pode ser dissuasor para os intrusos e reduzir o risco de furto. Ou seja, deve considerá-los.


ALARME E VIGILÂNCIA

Sabia que há aplicações para smartphones que permitem ligar uma (ou várias) webcam em casa e aceder às imagens onde quer que esteja – desde que tenha acesso a rede de internet? Caso não disponha de dispositivos de segurança, como por exemplo câmaras e/ou alarme, considere adquiri-los. Mais vale prevenir que remediar.


DINHEIRO E OBJETOS DE VALOR

Evite deixar dinheiro ou outros objetos de valor em casa na sua ausência; se o tiver de fazer, considere o recurso a um cofre (instalar ou alugar, por exemplo.)


REENCAMINHAR CHAMADAS

Tem telefone fixo? Lembre-se, por exemplo, de reencaminhar as chamadas para o telemóvel. Um telefone que toca sem parar, sem ninguém atender, pode ser sinal de ausência.


ÁGUA E GÁS

Ainda que não esteja diretamente relacionada com furtos, evite riscos: assegure-se que todas as torneiras estão devidamente fechadas e o gás também fica desligado.


SEGURO

Verifique as condições da sua apólice. Por norma, cobre riscos de explosão, incêndio ou queda de raios mas pode contratar coberturas adicionais, que protegem contra danos elétricos, vendaval, furtos, inundações e roubos.


OPERAÇÃO VERÃO SEGURO

Pode solicitar às forças de segurança que vigiem a sua casa. Assim, a ação Verão Seguro decorre de 15 de junho a 15 de setembro e abrange todo o território nacional sob jurisdição da PSP e da GNR. O pedido pode ser feito no site www.veraoseguro.mai.gov.pt ou na esquadra da zona de residência.


Agora que já sabe ou relembrou algumas dicas para uma casa segura durante as férias, aproveite, descanse e boas férias!


Frase-chave: 10 Dicas para uma casa segura durante as férias


dicas para uma casa segura durante as férias

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança