Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

6 Competências para ter sucesso em teletrabalho

11 de Abr de 2020

O teletrabalho veio para ficar. Se para alguns foi estranho, agora vai mesmo entranhar-se. A verdade é que Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que vai propor a renovação do regime de excecionalidade até 1 de maio, portanto, há que ser resiliente.


Para cumprir com sucesso as suas tarefas profissionais, damos-lhe uma ajuda e apontamos as competências que mais precisa reforçar.


Concentração

Trabalhar em casa pode ser fantástico mas terá de manter o foco e a concentração. Afaste-se das distrações ou vai ter dificuldade em rentabilizar o seu tempo.


Estabelecer prioridades

Nunca é demais relembrar: saber definir prioridades. Caso não o faça, vai “perder-se” bem como a organização necessária para o desempenho da sua atividade. Assim, a definição de horários ajudará. Estar em casa a trabalhar não é nem deve ser sinónimo de trabalhar sem horários. Defina-os e estabeleça rotinas, gira o seu tempo de modo a que o seu dia inclua também momentos de lazer. O seu nível de stress vai agradecer.


Saber comunicar

Chegamos a esquecer-nos mas comunicar de forma adequada é essencial, principalmente agora. Transmitir claramente a sua mensagem e envolver o seu público é fundamental. Só assim, a sua comunicação poderá ser eficaz. A perceção que vão ter sobre o serviço que lhes presta é proporcional à forma como é feita a comunicação.


Saber dizer “não”

Saber dizer “não” é saber definir prioridades. É saber calar aquela voz que lhe sussurra ao ouvido “Faz isto depois”, é saber resistir à distração, mas também é saber dizer que não ao Cliente. Não se diz que não só porque sim mas concordar, por exemplo, com todas as exigências de um Cliente pode ser desgastante e até muito prejudicial para a confiança que ele deposita em si.


Marketing pessoal

As profissões e a forma como as desempenhamos reinventaram-se. Manter-se no mercado vai depender de como e com que frequência contacta com potenciais clientes e com os que já tem. Ao seu dispor, as redes sociais são uma das ferramentas para o efeito (mas não as únicas)


Motivação

Por fim, talvez uma das competências mais importantes. Sem motivação, dificilmente se concentra, dificilmente mantém o foco e dificilmente é eficiente naquilo que faz. Não serão necessárias grandes explicações, certamente


Além destas, existirão certamente outras a enumerar. De facto, não existe uma receita milagrosa. Potencie as suas melhores competências e treine aquelas que, sendo importantes, lhe colocam mais dificuldades. Acima de tudo, encare esta situação como uma oportunidade para as identificar e melhorá-las.

teletrabalho
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Emprego
Formação
Mercado
Recrutamento
Grupo Vantagem na comunicação social

Grupo Vantagem na comunicação social

Comprar Casa
Emprego
Habitação
Imobiliário
IRS
Reconhecimento
Vender Casa
Chegou a hora de mudar de emprego?

Chegou a hora de mudar de emprego?

Emprego
Família
Mercado
Recrutamento