Afinal, posso sacudir tapetes à janela?
Partilhe este artigo
A prática é comum; quem nunca sacudiu um tapete à janela que atire a primeira pedra… Trocadilhos à parte e olhando à luz da lei, a dúvida persiste: afinal, é ou não permitido? A resposta é… “nim”. Se o faz, pode estar a infringir o regulamento municipal de resíduos sólidos, higiene e limpeza. Isto se o regulamento do seu município contemplar esta temática. O que, a bem da verdade, pode não acontecer.
Assim, quando há legislação a regulamentar esta situação, a infração é punível com coimas, algumas delas de elevado valor. Há municípios onde, por exemplo, podem chegar muito perto dos 2.500 euros, imagine. Mas é uma questão de consultar a Câmara Municipal.
Se, por ventura, se aperceber que alguém está a sacudir um tapete, mantenha uma atitude didática e, primeiramente, informe-o; pode dar-se o caso de estar, simplesmente, desinformado. Se reside num condomínio e se o regulamento do mesmo previr regras que o proíbam, pode relembrá-lo disso mesmo antes de apresentar queixa junto do administrador. Por vezes, basta uma abordagem proactiva e educada para evitar desentendimentos.
Por fim, diríamos que por uma questão de higiene e respeito ao próximo, deve socorrer-se de outros métodos para higienizar os tapetes. Até porque soluções não faltam.