Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Contrato de mediação imobiliária: o que é e como o protege?

25 de Jan de 2022

Com o aumento de transações imobiliárias a dar que falar e a consciência crescente da importância da mediação imobiliária, é importante conhecer algumas normas que vão protegê-lo; a si e ao seu património. Desde logo, esta atividade só pode ser exercida em Portugal mediante contrato (CMI) e por empresas devidamente licenciadas  (com licença AMI concedida pelo IMPIC). Mas quanto ao contrato de mediação imobiliária, o que é e como o protege?


Ora, tal como o nome indica, o CMI é o contrato que vincula as partes e mediante o qual a mediadora se compromete em encontrar – em nome do cliente – interessados em comprar, vender, arrendar, permutar ou trespassar bens imóveis). A cedência de posição também se enquadra. Isto em troca de um determinado valor ou percentagem previamente acordados, bem como as condições do pagamento. Ainda no âmbito da remuneração é importante ressalvar que esta é apenas devida à mediadora caso se concretize a transação, ou seja, depende exclusivamente da concretização do negócio.


Porque também é um aspeto bastante importante e que deve ponderar, detalhamos ainda outra questão. No CMI deverá também constar o regime pelo qual o Cliente opta. Apesar das vantagens inequívocas do exclusivo, é possível encontrar no mercado marcas que operam em regime aberto. No entanto, se optar pelo primeiro, a cláusula de exclusividade tem que ser respeitada durante o período de vigência do contrato; ou seja, o contrato não pode de forma alguma cessar por decisão unilateral do cliente, sem que este aponte uma justificação plausível para o efeito. Mas desengane-se: o exclusivo não impede a partilha, pelo que a probabilidade de sucesso não diminui.


EM SUMA, QUE ELEMENTOS DEVEM CONSTAR NO CMI?

– A identificação do imóvel, com todas as características

– A identificação do negócio (compra, venda ou arrendamento, por exemplo)

– Os ónus e/ ou encargos, que possam eventualmente existir

– O regime de contratação (exclusivo ou não)

– A remuneração e respetivas condições, nomeadamente a aplicação da taxa de IVA em vigor

– Eventuais serviços adicionais, por exemplo, para a obtenção de documentos, quando se aplique

– A identificação do seguro de responsabilidade civil ou da garantia financeira da mediadora

– O prazo de duração

– A identificação do Angariador (Consultor) imobiliário

– O foro competente (depende do acordo das partes envolvidas no contrato)

– A indicação do centro de resolução alternativa de litígios de consumo, caso a mediadora seja aderente

– Os limites aos pagamentos em numerário em virtude do artigo 63.º-E da Lei Geral Tributária

– A autorização (ou não) do Segundo Contratante para tratamento de dados pessoais (em cumprimento do Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho


MAS NÃO É SÓ

O CMI prevê e detalha ainda quais os deveres da mediadora para com clientes e vice-versa. E tudo isto porquê? Para proteger todos os envolvidos, nomeadamente o Cliente que assim, com enquadramento legal e um contrato reduzido a escrito se poderá fazer valer dos seus direitos. Portanto, assegure-se que a marca que elege para mediar o seu negócio imobiliário cumpre todos os requisitos. Comece pela licença AMI – não foi em vão que a mencionámos no início deste artigo. É o seu património que está em causa! Consulte o website do IMPIC (opção “consultar empresas licenciadas”). No menu à esquerda, selecione “mediação imobiliária” e “licenças de mediação imobiliária”. Depois é só inserir o número da AMI e pesquisar.


A par do Contrato de Mediação Imobiliária (CMI) será um dos primeiros passos para evitar imprevistos. Se está à procura de uma empresa de mediação imobiliária credível, com provas dadas, reconhecida no mercado e distinguida internacionalmente, chegou ao “sítio” certo: a RE/MAX + Grupo Vantagem.


Frase-chave: Contrato de mediação imobiliária: o que é e como o protege?

Agência Imobiliária
AMI
CMI
Contrato de Mediação Imobiliária
licença AMI
mediação imobiliária
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Avaliação bancária sobe dez euros por metro quadrado num mês

Avaliação bancária sobe dez euros por metro quadrado num mês

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Novos escalões de IMT já em vigor

Novos escalões de IMT já em vigor

Comprar Casa
Habitação
Imobiliário
Impostos