Entrevista de emprego:prepare-se para estas 4 perguntas
Partilhe este artigo
Mudar de emprego, seja por opção própria ou não, exige sempre um novo começo. E, apesar de todas as entrevistas serem diferentes, há algumas questões que, por norma, fazem parte do “guião”. Estar preparado para elas é estar um passo à frente na corrida à vaga em aberto. Já diz o ditado, “Vale mais prevenir que remediar”!
PORQUÊ?
Prepare-se então para ser questionado sobre o porquê de ter deixado o emprego anterior (ou querer deixar, caso ainda esteja vinculado). Uma pergunta que, obviamente, não é de fácil resposta. Pondere tranquilamente a melhor forma de o explicar. Aborde a questão de forma sincera e respeitosa; independentemente dos motivos que o levam (ou levaram) a sair, mantenha a compostura, seja reto e jamais menospreze quem o dirigia ou os antigos colegas de trabalho. Vai somar pontos, acredite.
OBJETIVOS?
Os seus objetivos podem também ser alvo de abordagem, bem como o motivo que o levou a candidatar-se à vaga em questão. Neste aspeto, seja coerente e procure objetivos comuns. Ou seja, quais os objetivos que ser selecionado o pode ajudar a atingir. Seja pelo desenvolvimento profissional (ou pessoal), pelo desafio ou qualquer outro, é importante valorizar os aspetos positivos das suas ambições. Pode aproveitar a oportunidade para mostrar que conhece a empresa, que se interessa de facto e que está empenhado em mostrá-lo. Pesquise, perceba a forma como a empresa se posiciona no mercado e mostre que está “como peixe na água”.
PONTOS FORTES?
Se, por ventura, a questão não for abordada (que duvidamos) pode ainda acrescentar em que medida a sua contratação iria potenciar o desempenho da sua atividade. Ou seja, falar sobre os seus pontos fortes e o porquê de o selecionarem em detrimento de outros candidatos. Prepare um discurso sincero, não se exceda; a humildade é uma característica muito apreciada. Porém, também não deve menosprezar as suas capacidades. Demonstre a sua garra, espírito de iniciativa e capacidade de superação. Faz sentido fazermos aqui um parêntesis porque também é possível que questionem os seus pontos fracos. Acima de tudo, já o dissemos, honestidade e, se for caso disso, demonstre vontade de aprender.
DÚVIDAS?
Habitualmente, no final da entrevista, os candidatos são ainda confrontados com a pergunta “Tem alguma dúvida?” Ora, aproveite porque ocasiões como esta podem ser únicas. É a grande oportunidade para confirmar, por exemplo, que está de facto empenhado e que não está focado apenas em si. Pode mostrar interesse em saber exatamente quem e que competências procuram questionando o que esperam do profissional que pretendem contratar. Que desafios lhe vão ser colocados? Que desafios a empresa enfrenta? Como descreve a equipa? Uma forma de perceber o contexto e, certamente, mais uma oportunidade de reforçar a mais-valia das suas competências no sentido de dar um contributo válido à empresa.
Se procura uma atividade com rentabilidade acima da média e que lhe dá flexibilidade total de horários, apoiada por uma estrutura sólida, reconhecida no mercado e premiada internacionalmente, temos uma proposta para si. Clique aqui!