Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Erros que vão boicotar a venda da sua casa

15 de Abr de 2021

Vender um imóvel é um processo complexo, sobretudo se o quer vender ao melhor preço de mercado, no menor espaço de tempo possível. Para evitar transtornos e preocupações, sabe que a primeira coisa a fazer é contactar um profissional, um Consultor imobiliário da RE/MAX + Grupo Vantagem. Alguém com formação, experiência, ferramentas e estrutura de apoio para otimizar o processo e zelar pela sua tranquilidade. Se, ainda assim decidir arriscar, alertamos para alguns erros que vão boicotar a venda da sua casa. É tudo o que não deve fazer se quer ser bem-sucedido no processo.


NÃO FAZER AS REPARAÇÕES NECESSÁRIAS

Alguns proprietários evitam fazer reparações nos imóveis pois, já que os vão vender, poupam supostamente esse valor. Não está certo nem errado mas alertamos para o facto de, por vezes, compensar; ou seja, podem fazer diferença no preço de venda e justificar o investimento. À partida, pode parecer absurdo proceder a reparações num imóvel que vai deixar de ser seu mas pode ajudar a aumentar o valor de venda. Assim, é uma questão de ponderar os prós e os contras.


NÃO SELECIONAR CUIDADOSAMENTE AS FOTOGRAFIAS DO IMÓVEL

As fotografias que usa para promover o seu imóvel são o primeiro elemento a vendê-lo. A expressão popular “os olhos também comem” assenta que nem uma luva neste caso; se as imagens não forem apelativas, dificilmente vai conseguir captar a atenção de alguém. O imóvel pode ter características fantásticas mas, se não tiver particular atenção à luz, aos ângulos ou ao enquadramento, por exemplo, vai passar uma imagem diferente (para pior).


NÃO DEFINIR UM PREÇO AJUSTADO

É frequente encontrar proprietários que promovem os imóveis a preço ligeiramente acima do valor real que pretendem para depois ter margem de negociação. A verdade é que isso pode dissuadir potenciais compradores por considerarem de facto que o preço está inflacionado. Pois bem, seja realista na definição do preço. Informe-se, analise o mercado e compare. Faça o seu próprio estudo de mercado; não será tão exaustivo e preciso quanto o de um profissional mas poderá ficar com uma ideia aproximada dos valores praticados na zona por metro quadrado.


NÃO PREPARAR AS VISITAS

Visitas são um dos momentos-chave da transação. Já despertou o interesse do potencial comprador e esta é a oportunidade para o convencer, no bom sentido, a avançar. Mas para isso o imóvel tem de estar em condições. E não falamos apenas de limpeza ou arrumação. A casa, que ainda é sua, deve estar o mais despersonalizada possível para dar espaço à imaginação do potencial comprador e para ele projetar aquele imóvel como seu. Lembranças, fotografias, ímanes de viagens e outros detalhes que para si são importantes não o são para ele. As boas emoções que despertam em si não são propriamente as dele, portanto, a sugestão é que, sempre que possível, não caia no erro de manter estes artigos visíveis durante a visita. E lembre-se que eliminar o “ruido” dará uma perceção de maior amplitude, que também é benéfico.


SUBSTIMAR EXIGÊNCIA DO PROCESSO

Ao colocar o seu imóvel à venda, deve ponderar – para estar preparado – o processo vai exigir de si. Todo o trabalho que vai ter para garantir que não haja qualquer constrangimento. Todos os documentos que vai ter de reunir, muitos deles em entidades diferentes; as questões legais que deve assegurar; as burocracias; a própria qualificação do potencial comprador; o investimento na promoção; o tempo que vai ter de despender; e, claro, também importante, quanto lhe vai custar (falámos sobre as despesas gerais a cargo do vendedor neste artigo). São, naturalmente investimentos que depois vão ter retorno mas o ideal é evitar surpresas.


Se não os evitar, estes são apenas alguns dos erros que vão boicotar a venda da sua casa. Mas a estratégia e procedimentos a adotar vão muito além destas dicas. Portanto, se não quer correr riscos e quer vender o seu imóvel em segurança, ao melhor preço de mercado, contacte a RE/MAX + Grupo Vantagem. Daí em diante, fique tranquilo: o seu imóvel está nas mãos de excelentes profissionais.

dicas vender
vender casa
vender imóvel
Grupo Vantagem fecha semestre com mais de 4.300 transações

Grupo Vantagem fecha semestre com mais de 4.300 transações

Comprar Casa
Imobiliário
Mercado
Vender Casa
Mais-valias imobiliárias: como não pagar

Mais-valias imobiliárias: como não pagar

Impostos
Vender Casa
Grupo Vantagem na comunicação social

Grupo Vantagem na comunicação social

Comprar Casa
Emprego
Habitação
Imobiliário
IRS
Reconhecimento
Vender Casa
Grupo Vantagem faz história na mediação imobiliária

Grupo Vantagem faz história na mediação imobiliária

Comprar Casa
Imobiliário
Mercado
Vender Casa