O imobiliário está em saldos?
Partilhe este artigo
Estudos, reportagens e entrevistas sobre os preços da habitação em Portugal, sobretudo nesta fase em que se anunciavam quedas abruptas, não faltam. Com certeza, já se deparou no mesmo dia com informações que apontam exatamente em sentidos opostos. No entanto, é preciso algum distanciamento para perceber cada um dos resultados e a base em que foram obtidos.
A propósito da capa da revista Sábado do passado fim-de-semana e de uma reportagem que aponta saldos com reduções de 40% na venda de casas, Gonçalo Nascimento Rodrigues – um dos maiores experts do setor imobiliário nacional – já veio a público esclarecer que não será exatamente assim. O reputado Consultor aponta a adequação do preço pedido ao valor de mercado como fenómeno diferente daquele que a reportagem menciona. Aliás, algo que já vinha a acontecer antes mesmo desta época pandémica. E assim se justifica a descida que se verifica.
Assim, aquilo a que assistimos é uma redução e aproximação do preço inicialmente pedido pelo proprietário ao preço de venda. Porque, de facto, trata-se de coisas diferentes que resultam do desfasamento que existia entre ambos. O que está de facto a acontecer é que o mercado assiste a uma adequação mais rápida. Daí a ter quebras tão acentuadas de preços, o reputado analista é perentório: no mercado imobiliário os processos que queda de preços não são como, por exemplo, as bolsas – onde de um momento para o outro os preços dão verdadeiros trambolhões.
Em jeito de conclusão, Gonçalo Nascimento Rodrigues deixa uma mensagem a compradores em geral e investidores imobiliários em particular: não se deixem iludir. Se a expectativa é que os preços recuem significativamente, a realidade é que isso não está a acontecer. Os preços não estão efetivamente a cair na proporção que eventualmente pretendem. Os números comprovam-no, portanto, não se deixe iludir.
Portanto, se está à procura da sua nova casa ou se procura oportunidades de investimento, não deixe de consultar o site da RE/MAX + Grupo Vantagem. Temos mais de 5 mil imóveis para si; um deles, será aquele que procura. Tem dúvidas? Confirme aqui.