Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Superstições na compra de casa. Conhece estas?

8 de Abr de 2021

Quer seja supersticioso ou apenas mero curioso, já conhece com certeza algumas crenças que se vão tornando, umas mais que outras, populares. Quem nunca ouviu falar do negativismo associado ao número 13 ou da sorte relacionada com o trevo de quatro folhas, por exemplo? Pois bem, na compra de casa não podia ser diferente e, saiba, também as há. As superstições na compra de casa são muitas e de variadas origens.


O simples facto da vizinha ter um gato preto, comprar apenas na fase crescente da lua, ou decidir a compra consoante o nome da rua (por estar associado a um marco triste da história, por exemplo) são presságios que influenciam os mais crentes neste âmbito. Mas não são as únicas…


NUMEROLOGIA

A simples soma dos números que identificam o prédio ou o imóvel pode, de acordo com algumas superstições, dar pistas sobre o tipo de energia do espaço. A sua origem remonta aos anos 500 AC e a Pitágoras que acreditava que cada número pode ser reduzido a um único dígito entre um e nove. E cada um desses dígitos teria um significado. Sabia que, por exemplo, na China os imóveis cujo preço inclui o número 8 atraem supostamente boa sorte?


O PRÓPRIO MOTIVO DA VENDA

A maioria das vezes, o motivo da venda permanece desconhecido mas pode condicionar – já aconteceu – a transação em casa. Imagine que o proprietário vende o imóvel porque muda de emprego; por uma questão de proximidade geográfica, decide também ele mudar de casa. Isso pode ser um bom presságio para quem procura novos desafios. No entanto, se o potencial comprador é, além de supersticioso e resistente à mudança, pode funcionar no sentido inverso por ser um “horizonte” que não quer ter.


FENG SHUI

Ora, o Feng Shui analisa a energia do imóvel e a forma como esta influencia quem nela habita. Pela popularidade, provavelmente as linhas orientadoras estão no topo das superstições na compra de casa. Tem origem na China e acredita-se ser de grande utilidade para melhorar a prosperidade e a saúde. A começar pela porta da frente, dizem os entendidos, deve ser forte e proporcional ao tamanho da casa para receber energia adequada. Mais, ao entrar evita-se ainda imóveis em que se dê de caras” com escada, a porta da casa de banho ou de um armário. A parte boa para os seguidores é que não há motivos para desistir da compra de um imóvel caso a planta não esteja de acordo com a filosofia; é sempre possível melhorar.


Então, e depois de comprar? Exato, também há alguns rituais que os mais supersticiosos cumprem. Quer conhecer alguns?


PÁ E VASSOURA NOVAS

Diz uma superstição americana que na casa nova deve ter pá e vassoura novas – as antigas (se as tinha) transportam energia negativa da sua antiga morada para a nova.


PÃO E SAL

Já a tradição judaica indica que pão e sal devem ser os primeiros artigos a entrar na nova casa. O pão simboliza a ausência de fome; o sal vai trazer uma vida sempre cheia de sabor, além de ter características purificantes.


MOEDAS NA SALA

Nas Filipinas, por exemplo, é tradição espalhar moedas pela sala da casa; acredita-se que vai garantir prosperidade financeira de quem nela habita.


CAMPAINHA

Tocar um sino ou uma campainha – não a da entrada – evoca a sorte, dizem. O som traz energia positiva para o espaço e cria uma nova vibração na casa. No fundo, é o assinalar de um novo começo.

Independentemente das suas crenças, uma coisa é certa: não confie na sorte e compre tranquilamente a sua nova casa. Em segurança, sem imprevistos ou sobressaltos, com a RE/MAX + Grupo Vantagem, com certeza. Supersticioso ou não, temos casas que combinam consigo!

comprar casa
crenças
superstições
Grupo Vantagem celebra parceria com fintech Flexty

Grupo Vantagem celebra parceria com fintech Flexty

Imobiliário
Mercado
Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Imobiliário
Mercado
Mercado Internacional
Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao