Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Demasiado qualificado para “aquela” vaga de emprego?

9 de Nov de 2020

O tema é subjetivo – e até polémico. Já se deparou com vagas de emprego que se enquadram nas suas necessidades mas a candidatura é rejeitada por ser demasiado qualificado. Para o empregador, quanto mais qualificações tiver, mais valor poderá aportar, é unanime. Ainda assim, há quem exclua candidatos com base na precipitada suposição da elevada remuneração pedida. Mas não só. De certeza que conhece alguém que se enquadra nesta situação. E você, sente ser demasiado qualificado para “aquela” vaga de emprego que quer conquistar?


Embora qualificações e competências nunca sejam demais, a quem procura emprego, podem causar constrangimentos. A insatisfação salarial ou mesmo o receio que a pessoa abandone rapidamente a função por se aborrecer ou encontrar outra melhor remunerada estão no topo das incertezas dos empregadores quando se deparam com candidatos deste género.


Independentemente disso, porque gosta, porque quer, porque precisa ou simplesmente porque sim, se o seu objetivo está definido, vá em frente. Conseguir um emprego para o qual tenha qualificações acima do que se pede pode ser difícil, mas não é impossível. Basta definir uma estratégia adequada.


Mentir, nunca

O seu currículo deve refletir as suas capacidades e a mais-valia que representa para a empresa empregadora. No entanto, pode adequá-lo dando especial destaque às competências e experiência que melhor o posicionam no processo de recrutamento. Ou seja, destaque o que é realmente interessante no contexto da função a que se candidata; isto para chamar a atenção do recrutador para aquilo que pode efetivamente fazer a diferença e levá-lo à fase seguinte.


Clarifique

Se, de facto, excede largamente as qualificações requeridas, prepare-se para fundamentar muito bem as suas intenções. E pode fazê-lo antes mesmo da entrevista, numa carta de apresentação. Será importante para passar à fase seguinte, a eventual entrevista, onde – aí sim – deve investir bastante. É a sua oportunidade de argumentar e esclarecer devidamente o recrutador.


Recorra ao networking

É sempre uma hipótese a ter em conta. Se está a ter dificuldade através do envio mais convencional de candidaturas, o networking pode ajudar. Aborde os seus contactos, pessoais e profissionais, e quem sabe têm conhecimento de alguma vaga em aberto que se enquadre no que pretende.


Acima de tudo, não se deixe desmotivar. Foque-se em mostrar que, mesmo com excesso de qualificações para uma determinada função, será uma mais-valia. Que a empresa empregadora não se vai arrepender pois está motivado para colaborar com ela. Assuma o compromisso e demonstre que está verdadeiramente empenhado, quem sabe, proporcionando até oportunidades extra para a própria empresa. Demonstre que não é demasiado qualificado para “aquela” vaga de emprego pois as qualificações nunca são demais.


Se está à procura de novas oportunidades, não deixe de nos contactar, por exemplo, através deste formulário. Temos profissões que combinam consigo!

anúncio de emprego
anúncio de trabalho
candidatura
competências
curriculum
curriculum vitae
CV
emprego
emprego novo
entrevista de emprego
Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Comprar Casa
Covid-19
Habitação
Imobiliário
Mercado
Vender Casa
RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

Arrendamento
Comprar Casa
Crédito Habitacao
Emprego
Formação
Habitação
Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
Recrutamento
Tome as rédeas da sua carreira profissional

Tome as rédeas da sua carreira profissional

Emprego
Recrutamento
RE/MAX Portugal é Superbrand 2020

RE/MAX Portugal é Superbrand 2020

Imobiliário
Mercado
Reconhecimento