Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Tolerar ou não tolerar: eis a questão

16 de Nov de 2020

A procura de emprego, por si só, já é uma ação vulgarmente desgastante. Os processos de recrutamento são por vezes duros e a fronteira entre a pressão exercida sobre o candidato, a fim de testá-lo ao limite, e o exagero é muito ténue. Não será porque procura emprego que se tem de sujeitar a qualquer excesso. Há limites e compete-lhe a si decidir até onde o recrutador pode ir. Tomar uma posição pode ser tão ou mais revelador da sua postura e atitude quanto os “testes” mais exigentes. Tolerar ou não tolerar: eis a questão!


As técnicas para tirar os candidatos da sua zona de conforto são muitas e os recrutadores conhecem-nas melhor que ninguém; mas é importante ter em mente que perguntas difíceis são uma coisa, menosprezar é outra. O objetivo é aferir a reação do candidato perante algo totalmente inesperado, bem como avaliar a sua capacidade de resposta a desafios. Mas será que os meios justificam os fins? A verdade é que, reforçamos, o abuso – seja de que natureza for – é intolerável e jamais deve fazer parte do processo.


O tema não deixa de ser controverso. Se há quem acredite que esta é uma forma de simular a tensão das rotinas profissionais e avaliar, assim, as competências do candidato, há quem discorde e recorra a muitas outras técnicas. Estas entrevistas de trabalho podem até revelar um ambiente profissional tóxico, já pensou nisso? A avaliação agora é sua: quer sujeitar-se a trabalhar num local assim? A sua resposta, aliás, vai dizer muito de si e, quem sabe, não é precisamente dessa tomada de posição que o recrutador está à procura? Ora, tolerar ou não tolerar: eis a questão!


Hoje, 16 de novembro, assinala-se o Dia Internacional da Tolerância e não podíamos deixar a data passar “em branco”, sem alertar para a importância deste assunto. Quer esteja profissionalmente no ativo ou à procura de um novo desafio, reconheça e aceite os direitos dos outros mas defenda também os seus. E não desista! Procurar emprego não é um propriamente processo simples. Quem sabe, a oportunidade que procura está mesmo “à sua frente”. Aceite o nosso desafio e conheça aqui a proposta que temos para si!

anúncio de emprego
anúncio de trabalho
condições de trabalho
condições emprego
desemprego
emprego
emprego novo
entrevista de emprego
entrevista de trabalho
mercado de trabalho
RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

Arrendamento
Comprar Casa
Crédito Habitacao
Emprego
Formação
Habitação
Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
Recrutamento
Tome as rédeas da sua carreira profissional

Tome as rédeas da sua carreira profissional

Emprego
Recrutamento
Considera-se criativo? Quantas destas características reúne?

Considera-se criativo? Quantas destas características reúne?

Emprego
Entretenimento
Formação
lifestyle
A Qualidade que gera qualidade

A Qualidade que gera qualidade

Arrendamento
Comprar Casa
Emprego
Imobiliário
Mercado
Vender Casa