Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Considera-se criativo? Quantas destas características reúne?

16 de Nov de 2020

Pessoas são pessoas e cada uma, na sua individualidade, é diferente. O que é facto é que umas sobressaem mais que outras, seja pelo comportamento, pela atitude, pela criatividade ou simplesmente porque agregam um conjunto de características que assim o ditam. A própria criatividade varia muito dentro do universo de pessoas que são de facto criativas; ou seja, não se manifesta de modo uniforme e as características são, além de variadas, mais acentuadas numas pessoas que outras. E você, considera-se criativo? Confira cada uma das características que enumeramos a seguir.


CURIOSIDADE

Ora, a curiosidade não é mais do que ter interesse em determinada “coisa” e, se tem interesse, alguém que é curioso procura constantemente informação. Assim, ao invés de rotinas, a pessoa curiosa procura mais conhecimento, novas experiências, conhecer novas pessoas e lugares, além de viver novas experiências para alimentar esta característica.


FLEXIBILIDADE

A flexibilidade faz parte do dia-a-dia das pessoas criativas. Isto é, flexibilidade para analisar situações e encarar desafios de perspetivas. Flexibilidade para se analisar as circunstâncias, adaptarem-se e seguirem em frente, focados nos seus objetivos. Sejam eles desafios ou oportunidades.


CAPACIDADE ANALÍTICA

Para que tenham esta competência de serem flexíveis, é facilmente percetível que têm de ter capacidade analítica; saber analisar para saber decidir. E isso é fundamental já que permite avaliar e tomar decisões mais adequadas, encontrando as melhores soluções.


MOTIVAÇÃO

Quando são verdadeiramente criativas, as pessoas sentem a necessidade de criar, de gerar soluções ou mesmo meras sugestões, simplesmente porque sentem-se satisfeitos por fazê-lo. A motivação é algo intrínseco que não depende de estímulos externos e para a alimentar bastam as emoções e a força interior pois os objetivos definidos pela pessoa são o combustível que a move. A bom da verdade, estão tantas vezes focadas de tal forma que perdem a noção do tempo quando embrenhadas nas suas atividades.


ORIGINALIDADE

Ser original, “pensar fora da caixa”, é um traço inegável das pessoas criativas. Frequentemente, confundimos criatividade, originalidade e inovação – até porque são, de facto, muito, muito semelhantes e estão interligadas. Mas a criatividade e a originalidade – mais inspiracionais – são, na verdade, etapas anteriores à inovação – mais ligada à ação. Ser original é demarcar-se do habitual, do que é comum ou regular; é estar um passo (dois ou três) à frente e conceber propostas verdadeiramente novas e alternativa.


PERCEÇÃO APURADA

A perceção é elementar para os criativos. É a capacidade de ver além do óbvio, de olhar para o mesmo que os outros mas ver o que a maioria não vê. Esta capacidade de distinção é uma enorme mais-valia e está intimamente ligada à observação e ao foco e vai promover a dedução. Esta perceção apurada não é mais que a habilidade de “ler” determinados sinais, interpretá-los e correlacioná-los com outros conceitos. Parece simples, não?


A criatividade é uma competência, uma soft skill (termo muito em voga atualmente) que pode desenvolver treinando. Considera-se criativo? Não? Então fuja da rotina e afaste-se dos estereótipos, saia da sua zona de conforto e não tenha medo de errar; crie – pinte, escreva, reinvente-se – todos os dias, sem pressão. Pequenos passos levam-no até à meta e, neste caso, fazem a diferença. Mantenha o foco e a disciplina e procure aprender com tudo, mesmo com os erros. Desafie-se e, já dizia Nietzsche, encare cada situação como uma oportunidade para se expressar. Acima de tudo, veja o copo meio cheio, inspire-se e seja persistente.


Hoje é Dia Internacional da Criatividade e a RE/MAX + Grupo Vantagem assinala-o. Depois de percorrer algumas características das pessoas criativas, diga-nos, considera-se criativo? Hoje é o seu dia?

atitude
características
comportamento
criatividade
criativo
Dia Criatividade
Dia Internacional da Criatividade
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança
Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Família
Impostos
IRS
lifestyle