Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Comprar ou arrendar: eis a questão!

8 de Jul de 2022

A questão não é de hoje – nem vai ter resposta definitiva e objetiva agora. A verdade é que quem procura um imóvel para viver depara-se frequentemente com esta dúvida: comprar ou arrendar? Qual a melhor opção?


Cultural e factualmente, os portugueses são dos europeus que mais optam pela compra; cerca de 73%, segundo estatísticas da própria União Europeia. No entanto, porque cada caso é um caso, isso não significa necessariamente que seja o melhor a fazer. Para tomar uma decisão, deve analisar a sua situação particular; as suas necessidades, o contexto e até o próprio mercado para perceber quais as mais-valias que comprar ou arrendar representam para si. Para o ajudar a definir a melhor estratégia, deixamos algumas dicas.


COMPRAR: O INVESTIMENTO QUE É O DESEJO DA MAIORIA

Comprar casa é um objetivo para muitos portugueses e cumpre também o propósito de se pagar algo que, mais tarde, acaba por integrar o património do próprio. No entanto, é inegável: falamos de um investimento avultado – por norma, o mais avultado das famílias – que se reflete a longo prazo. Isto porque a esmagadora maioria recorre ao crédito para o efeito.


Não é, portanto, uma decisão que se tome de ânimo leve: é um compromisso que o vai acompanhar durante um período significativo. Por um lado, comprar traz alguma segurança: não está dependente da vontade de terceiros, apenas de si e de honrar os compromissos que assumiu. Pode também fazer alterações no imóvel consoante entender – respeitando “apenas” o que dita a lei – reforçando o investimento num bem que é seu (e que tende a valorizar).


Por outro, analise bem a sua situação financeira. Se precisar de ajuda, a MAXFINANCE Gold (intermediária de crédito do Grupo Vantagem) é o parceiro ideal mas pode começar por analisar se tem o valor necessário e se a sua taxa de esforço financeiro lhe permite dar esse passo. Se estes termos não lhe são familiares ou não se sente confortável nesta área, siga o nosso conselho e contacte a MAXFINANCE Gold. Caso o faça, também vai “fintar” todo o processo burocrático e ter alguém que tratará de tudo por si.


Por tudo isto, esta poderá ser a melhor opção para as famílias que procuram estabilidade, que projetam fixar-se numa determinada localização a médio ou longo prazo. A certa altura, terá um bem patrimonial que é seu, que terá valorizado e que pode assegurar a habitação dos seus filhos (no caso de ter) ou trazer rendimento.


ARRENDAR: MAIOR LIBERDADE


Desengane-se quem acha que arrendar é exclusivamente a solução para quem não reúne condições financeiras para a compra. Nada disso! À muita gente que o prefere, por uma razão ou outra. No entanto, não podemos negar que o mercado de arrendamento é ainda escasso; à semelhança da compra e venda, a oferta de arrendamento é muito inferior à procura e, em muitos casos, os preços são “proibitivos”.


Paga, portanto, por algo que usa e nunca será seu mas dá-lhe muito mais liberdade e flexibilidade. Como? Por exemplo, os mais jovens têm a liberdade de sair de casa dos pais sem ter necessariamente de iniciar um processo de compra (para o qual muitas vezes não reúnem condições em início de carreira).


À velocidade a que tudo acontece hoje em dia, há também a vantagem de mudar com mais facilidade de casa, seja por preferir outra tipologia, localização ou simplesmente porque sim. Isto sem o processo burocrático associado à compra e venda. Para quem valoriza a mobilidade, este é um dos pontos fortes do arrendamento.


Apesar de tudo, há também que ter em conta (ao contrário da compra) que a segurança e a estabilidade são menores. Situações como a rescisão do contrato ou a sua não renovação, ainda que sujeitas a regras, são cenários possíveis para os quais deve estar preparado.


Assim, esta será uma opção mais indicada para quem está em início de carreira ou tem uma situação profissional e financeira menos estável; mas também para quem continua à procura “do seu lugar no mundo” ou opta por um estilo de vida mais volante, por assim dizer. É uma opção que oferece a flexibilidade e liberdade que muitos procuram.


Independentemente de comprar ou arrendar, saiba que na RE/MAX + Grupo Vantagem temos casas que combinam consigo. Descubra-as em www.grupovantagem.com.

arrendamento
arrendar casa
arrendar imóvel
comprar casa
comprar imóvel
comprar ou arrendar
Renda
Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Grupo Vantagem presente nos maiores salões internacionais de imobiliário

Imobiliário
Mercado
Mercado Internacional
Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Grupo Vantagem continua a fazer história na mediação imobiliária

Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

MAXFINANCE Gold não abranda e cresce a dois dígitos

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família