5 Passos para passar com distinção na primeira entrevista
Partilhe este artigo
Está em processo de mudança de emprego – quem sabe, à procura do primeiro – e responderam-lhe positivamente àquela candidatura. Foi selecionado para uma entrevista e agora é hora de “dar tudo” e conseguir impressionar o recrutador. Já o dissemos, a preparação é tudo mas, desta vez, focamo-nos em cinco passos para passar com distinção a primeira entrevista e avançar no processo de seleção.
ESTUDE CADA PORMENOR DA EMPRESA
Ao pesquisar oportunidades (ou enviando candidaturas espontâneas) o candidato já tem um conjunto de informações básicas sobre a empresa. Mas vá mais além, não se satisfaça com o básico e mostre que efetivamente fez o seu trabalho de casa. Aprofunde, pesquise sobre os projetos que a entidade tem em curso, eventuais assuntos que tenham vindo o público ou notícias recentes que a visavam. Pode mesmo procurar mais informação sobre a pessoa que o vai entrevistar – se souber quem é; caso não saiba, valide se tem um departamento de recursos humanos, quem são as pessoas que o integram, que políticas seguem. Hoje em dia, o próprio LinkedIn dá-lhe uma ajuda preciosa. Quanto mais informação tiver, mais confiante se vai sentir. E também vai impressionar o entrevistador com a sua dedicação.
ANTECIPE ALGUMAS PERGUNTAS
Sabe a que função se candidata, as competências que são exigidas para tal e, portanto, está em condições de “adivinhar” algumas das perguntas que lhe vão fazer. A própria descrição já lhe dá pistas, portanto, faça uma lista de questões e tome nota de como quer estruturar as suas respostas. Pense na melhor forma de evidenciar as suas competências mas demonstre personalidade. Assim, não seja demasiado analítico pois vai soar a “resposta mecânica” e “encaixe”, se fizer sentido, projetos pessoais ou hobbies relevantes.
PREPARE A ROUPA
Já sabe que a primeira impressão conta e muito, portanto, tendo em conta a função a que se candidata, vista-se a rigor. E aqui voltamos a falar da pesquisa que fez sobre a empresa pois será relativamente simples perceber o dress code habitual dos colaboradores. “Espreite” as redes sociais para perceber o grau de formalidade. Tudo o que não quer é chegar lá e sentir-se um outsider, um forasteiro que acabou de cair ali de paraquedas. A primeira impressão (e a imagem) conta mas o foco é impressionar pelas suas competências e experiência – não propriamente pela roupa.
PREPARE A DESLOCAÇÃO
Uma das piores coisas que podem acontecer é chegar atrasado, portanto, prepare a sua ida até ao local da entrevista. Assegure que sabe exatamente onde é e como lá chegar. Além disso, verifique quanto tempo poderá demorar a chegar e, para não correr riscos, saia com antecedência suficiente para acautelar imprevistos.
TREINE… E MUITO
Como em tudo, quanto mais treinar mais preparado vai estar. E, por muito descabido que pareça, sim, deve treinar com os amigos, com os familiares ou mesmo em frente ao espelho. Pense nas perguntas a que provavelmente vai responder mas também nas que gostaria de fazer. Demonstre interesse, crie relação, apresente-se como uma solução para algumas necessidades que a empresa tem e mostre como pode contribuir para suprimi-las. Acima de tudo, tenha uma atitude positiva.
Nada disto valerá a pena se descurar o descanso. Já se imaginou a bocejar em frente do entrevistador? Vai criar muito má impressão. Por isso, durma tranquilamente; se está preparado, se seguiu estes cinco passos para passar com distinção a primeira entrevista, não tem com que se preocupar e os nervos agradecem.
E, já sabe, se está à procura de uma oportunidade venha conhecer as que temos em aberto. Contacte-nos!