Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Eletricidade: sabe quanto gasta a sua casa vazia?

30 de Jul de 2020

Nesta época de verão, são bastantes os portugueses que têm a oportunidade de fazer férias “fora” da sua habitação principal. Fazem-se as malas, fecham-se as portas e a casa fica vazia. Mas, mesmo vazia, continua a consumir alguns recursos e serviços, nomeadamente eletricidade. Tem noção de quanto gasta enquanto está ausente?


Ter essa noção é também uma forma de estarmos mais sensíveis às medidas de poupança que podemos implementar.  


Ora, começando pelo princípio, para saber quanto gasta há que medir e pode fazê-lo sem adquirir equipamentos para o efeito. Como? O seu contador basta! Então, registe (ou peça a alguém que registe, já que vai estar ausente) os números que constam no contador num determinado dia, a uma determinada hora. No dia seguinte, faça exatamente a mesma coisa, à mesma hora, naturalmente. Agora, já alguém dizia, é uma questão de fazer as contas. Apure a diferença entre um dia e outro, multiplica pelo preço do kWh que consta na sua fatura e fica a saber quanto gastou naquelas 24 horas. Por fim, é só multiplicar pelo número de dias que não esteve em casa.


Claro que tem de ter em conta que as faturas incluem outros débitos além do mero consumo mas se também os contabilizar, poderá ficar com uma noção mais aproximada.


DICAS DE POUPANÇA

Se tivermos em conta que há muitos equipamentos ligados à corrente elétrica que não precisam efetivamente de o estar, tem aqui mais algumas dicas de poupança. Comece por reduzir o chamado consumo fantasma. E o que é isto? Nada mais que aparelhos desligados no comando e em standby mas que continuam a consumir. É o caso das TV’s, DVD’s, as boxes, os computadores, as consolas e as impressoras, por exemplo. E esta dica vale também para o dia-a-dia. Crie o hábito de desligar e vai sentir alguma diferença no peso da sua fatura.


Ainda assim, se vai de férias, pode deixar desligados da corrente todos os equipamentos e aparelhos eletrónicos que não vai usar como o micro-ondas, a máquina de café, relógios e despertadores, até difusores e carregadores, entre muitos outros que acabam por cair no esquecimento. O ambiente agradece e a sua carteira também.

dicas
dicas de poupança
dicas para poupar
eletricidade
poupança
poupar
A sua prestação vai descer?

A sua prestação vai descer?

Crédito Habitacao
Família
Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Comprar Casa
Covid-19
Habitação
Imobiliário
Mercado
Vender Casa
RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

Arrendamento
Comprar Casa
Crédito Habitacao
Emprego
Formação
Habitação
Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
Recrutamento
Dicas para secar roupa no Inverno

Dicas para secar roupa no Inverno

Família
lifestyle