Fazer pão em casa. Porque não?
Partilhe este artigo
Cozinhar e ter experiências novas na cozinha está mais do que provado que pode ser teraupêutico. Atualmente tudo o que nos ajude a estar focado em coisas positivas e em fazer coisas novas é de aproveitar.
Pão em casa alguma vez fez? Não? Acredita fielmente que foi preciso vir uma Quarentena para o experimentar? Então vamos lá, mãos na massa e eis que pode decidir das três receitas que lhe damos a que quer seguir para o seu pão caseiro.
OPÇÃO 1 O chamado “pão normal”

Ingredientes:
- 500 g farinha de trigo, sem fermento
- 10 g fermento seco padeiro (próprio para pão) ou 25 g de fermento fresco
- 10 g sal
- 300 ou 400 ml de água morna
Preparação: 1 – Num alguidar, juntar farinha, sal e fermento. Adicionar água aos poucos, enquanto vamos envolvendo tudo;
2 – Amassar a mistura, até toda a massa sair das mãos. Fazer o teste do véu (esticar a massa e conseguir olhar para o outro lado sem a massa partir);
4 – Deixar levedar, no mínimo, 2 horas;
5 – Quando a massa estiver com o dobro do tamanho, levar ao forno a 180 graus, durante 30 a 40 minutos.
OPÇÃO 2 Pão de forma de centeio (receita de Maria Blohm)

Ingredientes (para 2 pães e Levedação 8-12 horas)
50 cl de cerveja fria (500 g), pode ser substituída por água um pedaço de fermento, do tamanho de uma ervilha (2-3 g)
50 g de melaço
20 g de óleo sem sabor (ex.: colza)
2 c. de chá de sal
100 g de sementes de girassol
50 g de sementes de linhaça
200 g de farinha de centeio fina
600 g de farinha de trigo especial
Farinha de centeio, para polvilhar
2 formas, com cerca de 1,5 l cada
Manteiga e farinha de centeio, para untar as formas
Preparação
Deite a cerveja numa taça e incorpore nela o fermento.
Em seguida, pese os restantes ingredientes, vertendo-os diretamente da embalagem para a taça e colocando a balança no zero após cada pesagem, para sujar menos loiça.
Mexa a massa numa batedeira ou num robô de cozinha durante 5 minutos à velocidade mais baixa. Se preferir amassar à mão, deve duplicar o tempo. Certifique-se de que não adiciona mais farinha do que a receita pede.
Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha. Divida-a em 2 partes com 690 g cada. Achate levemente cada uma das partes e enrole-as como se fosse fazer uma torta.
Unte 2 formas com manteiga e polvilhe-as com farinha de centeio. Se usar formas de silicone, não precisa de as untar. Coloque um cilindro de massa em cada forma. Polvilhe lentamente a superfície da massa. Cubra as formas com um pano e depois com película aderente ou com um saco de plástico grande.
Deixe o pão levedar nas formas à temperatura ambiente durante 8-12 horas.
Preaqueça o forno a 200-225 °C, ligando a ventoinha. Coza o pão na parte inferior do forno durante 30 minutos. Retire o pão das formas. Deixe-o arrefecer numa grelha.
OPÇÃO 3 Pãodemia (Por Filipa Gomes)

Ingredientes
3 chávenas de farinha (cerca de 420gr)
1chavena e 1/2 de água (360gr)
1 colher café de fermento de padeiro seco
1 c chá de sal
Preparação
Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8-12horas (ou até 24h).
Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver super quente, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30minutos. E a magia acontece! Tirem a tampa e assem mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.
NOTA para esta receita: quem não tem panela de ferro pode usar uma panela de inox (confirmar se pode ir ao forno). O pão pode não ficar tão alto mas ficará igualmente delicioso.
Boas experiências na cozinha.