Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

5 + 1 Mitos sobre trabalhadores independentes

9 de Mai de 2022

Trabalhadores independentes, a recibos verdes, freelancers ou como queira chamar têm um regime de trabalho diferente dos trabalhadores por conta de outrem. Diferente para melhor? Depende dos objetivos mas a verdade é que ainda há muitas dúvidas – e até ideias preconceituosas – sobre este regime. Daí à criação (e conservação) de mitos é um piscar de olhos, portanto, para que não restem dúvidas ou se alimentem informações falsas, abordamos alguns mitos sobre trabalhadores independentes.


Trabalhadores independentes são gestores por conta própria das suas empresas, dos seus projetos ou, simplesmente, da sua atividade profissional. Se têm mais liberdade e autonomia, por outro lado, a disciplina é imprescindível. Desengane-se: não fazem o que lhes apetece, como lhes apetece, quando lhes apetece; pelo menos, se querem ser bem-sucedidos.


NÃO TÊM HORÁRIOS

À primeira vista, não mas… têm de gerir muito bem o seu tempo e isso implica organização (também) dos seus blocos de tempo diários. De facto, usufruem de maior independência mas esqueça a ideia de que têm muito mais tempo disponível. Isso é relativo e depende do compromisso que assume consigo próprio e com a sua atividade. A remuneração e o posicionamento vão refleti-lo pois todos temos prazos a cumprir e estes trabalhadores não são exceção.


MAL REMUNERADOS

Um dos primeiros objetivos de qualquer profissional é a remuneração e, neste campo, os chamados recibos verdes, por exemplo, estão muito associados à precaridade. Sim, há muitas situações em que se verifica mas também é verdade que o profissional liberal pode ganhar boas quantias, mesmo em início de carreira. Veja o caso dos Consultores imobiliários, por exemplo, atividade que conhecemos como poucos. Assistimos frequentemente à chegada de novos profissionais que rapidamente começam a faturar (e bem). É tudo uma questão de compromisso. Dá trabalho? Sim. É bem remunerado? Também.


PRESSÃO ZERO

Porque não há a figura tradicional da chefia, este é mais um dos mitos comuns: neste regime, não há pressão. Pois, confirma-se: não passa de um mito porque ela existe sim. Se não há um superior hierárquico, há o compromisso consigo próprio; se falhar consigo, haverá alguém com quem não vai falhar? O ponto é mesmo este: a pressão da autodisciplina.


ISSO É PARA OS MAIS NOVOS

Ser freelancer é mais comum nas faixas etárias mais baixas do mercado de trabalho mas se acha que os mais experientes não se enquadram está enganado. Por vezes, porque optam por não trabalhar em exclusivo para uma única entidade, é até uma forma de rentabilizar (mais) a experiência e conhecimento. Porque o próprio mercado os reconhece e reconhece o valor das suas carreiras – algumas já bem longas – muitos são os profissionais que hoje em dia o fazem.


SOLUÇÃO DE RECURSO PARA DESEMPREGADOS

Mais um: por falta de soluções, quem opta por ser profissional liberal é por falta de oportunidade de conquistar uma vaga a trabalhar por conta de outrem. Nada mais errado! O facto de querer e poder trabalhar para várias entidades, por exemplo, pode encaminhar o profissional para o trabalho independente. Já pensou que pode ser por opção? E que, sim, faz sentido, por exemplo, por questões de autonomia, flexibilidade, ou muitas outras…


É SÓ PARA NICHOS DE MERCADO

Atualmente, são cada vez mais as áreas de trabalho que se enquadram neste regime. E a procura é grande em praticamente todas. O mercado adapta-se constantemente e os profissionais encontram soluções cada vez mais inovadoras para lhe dar resposta, bem como à velocidade a que o têm de fazer.


Depois de esclarecidos estes mitos sobre trabalhadores independentes, retirámos alguma carga pejorativa ao regime freelancer, acreditamos. Mas tudo depende dos objetivos de cada um. Se está à procura de novos desafios, saiba que na RE/MAX + Grupo Vantagem temos profissões que combinam consigo. Descubra aqui!


Frase-chave: 5 + 1 Mitos sobre trabalhadores independentes

anúncio de emprego
anúncio de trabalho
condições de trabalho
desemprego
emprego
emprego novo
freelancer
mercado emprego
mercado trabalho
mudança de emprego
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Se somos o que escolhemos, que seja um profissional de sucesso

Emprego
Formação
Mercado
Recrutamento
Grupo Vantagem na comunicação social

Grupo Vantagem na comunicação social

Comprar Casa
Emprego
Habitação
Imobiliário
IRS
Reconhecimento
Vender Casa
Chegou a hora de mudar de emprego?

Chegou a hora de mudar de emprego?

Emprego
Família
Mercado
Recrutamento