Quer arrasar na entrevista de emprego?
Partilhe este artigo
O envio do Curriculum, seja uma candidatura espontânea ou em resposta a uma vaga publicada, é o primeiro passo para uma nova vida profissional. E ser chamado para uma entrevista significa que ultrapassou o primeiro grande teste. O seu CV destacou-se e está agora um passo à frente na corrida à posição que ambiciona. Quer arrasar na entrevista de emprego? Venha daí!
Mas e agora? Como impressionar o recrutador, seja presencial ou remotamente, e mostrar-lhe que é a pessoa indicada para desempenhar “aquela” função? A entrevista é a sua derradeira hipótese e, para o ajudar, partilhamos consigo quatro dicas fundamentais que farão de si um candidato melhor preparado.
Terá, naturalmente, de pensar a forma como se vai apresentar, o que vai vestir, mas não só! Não se esqueça contudo que a primeira impressão conta e muito! Lembre-se que está a ser avaliado. Sem se dar por ela, a comunicação não verbal faz o seu papel: a postura, os gestos, as expressões faciais, o próprio olhar dizem muito de si. Isto para dizer que a comunicação não verbal é tão impactante que em muitos casos são apenas necessários sete a 17 segundos para causar efeito. Nas entrevistas de emprego, por exemplo, cerca de 33% dos recrutadores forma a sua opinião sobre os candidatos em apenas 90 segundos.
Mas, além da apresentação e de toda a comunicação não-verbal, o que deve fazer para mostrar o seu potencial enquanto profissional?
ATITUDE POSITIVA
Uma boa atitude é sempre apreciada. Mas além da forma e da atitude positiva com que se apresenta, deve ainda terminar cada resposta de forma também ela positiva, sempre que possível. Ou seja, no final de cada resposta, assegure que realça os aspetos mais positivos. Ao fazê-lo, o recrutador vai mais facilmente reter a informação que torna a sua intervenção pertinente e, provavelmente, vai querer aprofundar. É a sua oportunidade, mostre o seu valor!
COMUNICAÇÃO CUIDADA
Independentemente do seu percurso, que pode até nem incluir experiência profissional, uma das chaves do sucesso é a forma como comunica. Tenha particular atenção a como o faz pois mesmo tendo um CV irrepreensível, se não o comunicar devidamente, não vai provavelmente atingir o objetivo de ser selecionado. Ou seja, como em tudo, pequenos detalhes podem alterar radicalmente a opinião do recrutador. O melhor é mesmo treinar antecipadamente.
MÉTODO STAR (ESTRELA)
Este método é um bom recurso para falar sobre a sua experiência e sobre as “conquistas” alcançadas. Consiste basicamente em estruturar as suas respostas de acordo com o seguinte:
S – Situação
T – Tarefa
A – Ação
R – Resultados
Assim, seguindo esta estrutura de resposta, conseguirá partilhar com o recrutador os seus sucessos profissionais de forma sequencial e lógica.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O Recrutador e a empresa que ele representa têm necessidades e objetivos. Ora, se estiver atento a essas necessidades – seja porque fez uma pesquisa e preparação prévia, por exemplo, ou porque se apercebeu ao longo da entrevista – mostre como pode contribuir para atingir esses objetivos. Além de mostrar que está atento e interessado, vai mais facilmente estruturar as suas respostas já que está melhor preparado. Por outro lado, se estiver focado na solução vai certamente causar melhor impressão junto do entrevistador.
Pronto para se destacar da concorrência? Quer arrasar na entrevista de emprego? Siga estas dicas simples, vão gerar resultados!
Se procura uma oportunidade de emprego, uma carreira profissional de sucesso, envie-nos o seu Curriculum. Basta clicar aqui. Na RE/MAX + Grupo Vantagem temos uma oportunidade para si!