Saiba como ter o networking ao serviço do seu negócio
Partilhe este artigo
Muito se tem falado ultimamente sobre networking, um estrangeirismo que de repente passou a fazer parte das rotinas profissionais. Mas, afinal, o que é e, acima de tudo, de que forma pode ajudar o seu negócio? Ora, networking não é mais que uma rede de pessoas, a sua rede de contactos, a trocar informações e conhecimentos. Mas, atente, nesta troca não pode pensar apenas em si e nos frutos que pode colher.
Pode ser muito mais importante do que imagina no seu sucesso profissional pois pode desbloquear melhores oportunidades, num espaço de tempo mais curto. E no setor imobiliário isso é primordial. Mas como potenciá-lo para o colocar ao seu serviço?
DISPONIBILIDADE
Esteja disponível para os outros mas também para si. Investir tempo na gestão desta rede é essencial, mantê-la e alimentá-la devidamente, também. Pense de que forma pode ser útil aos os outros e o que lhes pode oferecer. Mostre-se (e esteja efetivamente) disponível sem a ousadia de esperar algo imediata e obrigatoriamente em troca. Há coisas que, simplesmente, acontecem. Todos precisamos uns dos outros, já ouviu com certeza, e, mais cedo ou mais tarde, receberá o retorno da ajuda, do apoio que deu a alguém.
REDES SOCIAIS
Na verdade, podem até ser um dos suportes da sua rede de contactos, agora que vivemos mais intensamente no mundo digital. Pense na quantidade de pessoas a quem está ligado no Facebook, no Instagram e no LinkedIn – para falar das mais populares por cá – e na sua relação com elas. Há quanto tempo não fala com “aquele” amigo de infância que, por acaso, encontrou online, ou com aquela colega da empresa onde teve o seu primeiro emprego? No LinkedIn, mais vocacionado para as relações profissionais, será fácil encontrar pessoas com interesses – ou mesmo objetivos – comuns. Porque não começar por aqui?
EVENTOS
Participar em eventos não significa apenas ir “fisicamente” a feiras, palestras ou workshops. Nesta categoria, estamos a englobar muito além disso, nomeadamente a versão online destes eventos que, face às circunstâncias, ganharam relevância e derrubaram algumas barreiras. Os próprios fóruns de discussão podem ser excelentes meios de interação. No entanto, alertamos, ir a “todo o lado” não significa ter mais resultados. Quantidade não é qualidade e contactos sem relacionamento não passam disso mesmo, meros contactos. Portanto, não basta apenas “apresentar-se” e conhecer novas pessoas. É preciso dialogar e, efetivamente, criar relação. Não basta conhecer, é preciso ser conhecido.
PARTILHA DE INFORMAÇÃO
O conteúdo é rei, já o disse Bill Gates. E a partilha de informação é uma das formas de manter o contacto. Informação útil, que promova a discussão (saudável, entenda-se) e que incentive o relacionamento. Além disso, criar conteúdos relacionados com a sua área de negócio, com o seu mercado de trabalho, pode ser uma forma de demonstrar o quanto conhece o setor, a sua experiência profissional e, também assim, aumentar o seu índice de reconhecimento e popularidade.
AGENDE
Reserve tempo na sua agenda para estas dinâmicas. Pode parecer disparatado mas dedicar-se ao networking é tão importante como muitas das tarefas que regista para executar. E se está na agenda, assuma, é para cumprir.
Potenciar resultados é o que todos queremos, seja no âmbito pessoal ou profissional. E, se aproveitarmos todos os recursos de que dispomos, aumentamos significativamente as hipóteses de atingir o objetivo.
Networking profissional pode simplesmente começar pelo círculo de amigos, familiares, conhecidos, vizinhos, por exemplo, que muitas vezes ficam esquecidos e não são “considerados” na esfera profissional. Divulgue a sua atividade e as suas necessidades para a desempenhar, a oportunidade certamente vai surgir.