Santos Populares em casa? Porque não?
Partilhe este artigo
Quem gosta de festejar os santos populares pode andar por estes dias mais desanimado. Devido ao contexto, as regras não serão iguais para todos e em Lisboa, por exemplo, estão mesmo proibidos os arraiais de Santo António. Mas não se deixe abater, não vai ser por isso que deixa de festejar! Sabemos que não tem o mesmo gosto, que não se pode festejar da mesma forma mas, ainda assim, há alternativas para garantir animação. Sempre zelando pela segurança de todos. Santos populares em casa? Porque não?
E que tal organizar um arraial em casa? Experimente e vai ver que poderá ser igualmente divertido; reúne menos gente, é certo, mas é um argumento fantástico para festejar em família.
MÚSICA
Pois então, festa que é festa tem música! E pode mesmo começar por aí. Reúna alguns dos maiores êxitos da música popular portuguesa numa playlist à altura do acontecimento. Depois é só aumentar o volume e ter em atenção o incómodo que não queremos causar a ninguém!
SARDINHAS
Outra coisa que não pode faltar são, naturalmente, as sardinhas. E quem fala em sardinhas, fala numa salada de alface, de tomate, de pepino e de pimentos. Quem diz que não a uma bela sardinha numa fatia de broa? Se não é apreciador, pode sempre optar por uma bifana no pão, que também se enquadra na época. Para “rematar”, sugerimos o tradicional caldo verde. Assegure-se que tem lenha, carvão e, claro, o grelhador. Sangria, cerveja e sumos também estão, naturalmente, convidados para a festa. Por fim, não vai dizer que não a uma sobremesa, pois não?
NÃO SE ESQUEÇA DA DECORAÇÃO!
Mas se é de festa que falamos, não podemos descurar a decoração. Grinaldas, balões e manjericos são artigos que por esta altura não podem faltar. Se puder, aproveite algum tempo livre e produza – quem sabe, com os mais pequenos – os enfeites. A internet tem todo um mundo de tutoriais, caso precise.
Em circunstâncias destas, é, por fim, importante ter sempre em mente a segurança: a sua e a dos outros. Portanto, equacione festejar os santos populares em casa – pode ser divertido, acredite! No entanto, apesar das festividades, tente não perturbar os vizinhos. Na impossibilidade de os convidar por causa do distanciamento social, o melhor será mesmo desafiá-los a fazer, também eles, uma festa! Os santos populares em casa podem ser uma solução, sim. Alternativa, mas é uma solução.