Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Deixe o frio à porta de casa

23 de Nov de 2021

A “hora de inverno” já chegou há semanas e as temperaturas baixas já se fazem sentir com mais intensidade. Não há como ignorar, o Inverno aproxima-se rapidamente, portanto, o frio veio para ficar. E a sua casa, está preparada para a estação que aí vem? Se ainda não se preveniu, saiba que nada está perdido. Siga as nossas dicas e deixe o frio à porta de casa! Pequenas transformações podem fazer uma enorme diferença…


Quando pensamos em aquecer a casa, é natural pensarmos em sistemas de aquecimento. Dos mais tradicionais aos mais recentes e eficientes, deve ter em conta o peso na fatura energética mas também ambiental. Os termoacumuladores, por exemplo, são dos mais rápidos a aquecer os espaços mas o consumo também é dos mais elevados. Ora, antes de pensar em soluções deste âmbito, temos algumas propostas para si.


ISOLAMENTO DE PORTAS E JANELAS

Inevitável começar por aqui. Por muito que queira, se as portas e as janelas de sua casa não estiverem bem isoladas, não há muito a fazer – pelo menos, de forma eficaz. Se deixam entrar ar frio, o ar quente que possa estar no interior também sai. Nada que uma fita isolante própria não resolva.


LUZ NATURAL

Se as janelas devem evitar a entrada de ar frio, também podem, depois de isoladas, permitir a entrada de luz natural e o possível calor solar; assim, nos dias de sol, pode aproveitar para abrir as cortinas e deixar que o astro faça a sua parte.


ROUPAS MAIS QUENTES E SOBREPOSTAS

Quando sai à rua nos dias mais frios, deve “vestir-se por camadas” para se proteger. Ora, em casa, a ideia mantém-se. Na cama, pode sobrepor edredons e cobertores para dormir melhor; já no sofá, as mantas são rainhas e pode jogar com a sobreposição ou simples mistura para melhorar o conforto mas também dar um refresh à decoração.


ALMOFADAS

As almofadas, além de ótimos elementos de decoração, também são excelentes aliadas nesta época. Mas tenha em mente os tecidos: veludos, microfibra e lã são opções bem aconchegantes para tornar o seu sofá ainda mais apetecível.


TAPETES FELPUDOS

No inverno, dispensa colocar os pés descalços no chão, verdade? Pois, descalço ou não, os tapetes são um artigo em que deve apostar para aumentar o conforto da sua casa. Por exemplo, tapetes ou carpetes felpudas – aconselhadas q.b. se tiver problemas respiratórios – vão tornar a sua casa muito mais acolhedora.


ILUMINAÇÃO

Outro elemento a ter em conta é a iluminação. Sejam lâmpadas ou velas, podem ser o suficiente para “quebrar o gelo”. As velas são ótimos apontamentos e assumem um protagonismo ímpar: basta acender algumas para conseguir, poupando energia, um ambiente mais quente e acolhedor.


LAREIRA

Quem tem, é muitas vezes à lareira que dá primazia quando é tempo de aquecer a casa. E bem, claro! Tenha apenas em mente que este elemento também precisa de manutenção (que deve fazer antes de iniciar o uso regular). Depois, com as condições de segurança reunidas, é uma questão de “fazer lume” e aproveitar.


Algumas medidas, umas mais eficazes que outras, são simples e não requerem investimentos avultados. Mas cada uma, à sua maneira, contribui com certeza para tornar a sua casa um espaço mais acolhedor no inverno que aí vem. De forma geral, aumentam o grau de conforto de quem nela habita, evitando consumo energético excessivo com sistemas de aquecimento e poupando no seu orçamento familiar.


E você, vai seguir as dicas? Deixe o frio à porta de casa mas do lado de fora…

aquecedor
aquecimento
conforto
decoração
dica
dicas
dicas poupança
elementos de conforto
índice de conforto
inverno
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança
Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Já sabe o que fazer ao reembolso do IRS?

Família
Impostos
IRS
lifestyle
10 Dicas para uma casa segura durante as férias

10 Dicas para uma casa segura durante as férias

Família
lifestyle
Tradições (exclusivas) portuguesas

Tradições (exclusivas) portuguesas

Entretenimento
Família
lifestyle