Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

Competências cruciais (sobretudo) em teletrabalho

3 de Nov de 2020

A atual situação de calamidade provocada pela Covid-19 e as medidas implementadas em quase metade dos concelhos nacionais trouxeram o teletrabalho novamente para a ordem do dia. Neste regime ou não, manter-se produtivo requer dedicação e empenho; o teletrabalho em particular requer algumas habilidades adicionais – até para que consiga conciliar de forma equilibrada com a sua vida pessoal.


Os profissionais que estão nesta situação não serão tão poucos quanto isso mas mesmo que se encontre num concelho não abrangido pela regra decretada (ou por alguma razão a mesma não se aplique ao seu caso), estar preparado é estar um passo à frente. E estar um passo à frente significa sentir menor impacto com alterações inesperadas, adaptar-se melhor e, assim, ultrapassar eventuais obstáculos com maior facilidade.


Desafios não faltam e competências para lhes responder dificilmente se cingem a uma lista que possamos enunciar. Ainda assim, deixamos algumas dicas sobre algumas competências essenciais principalmente em teletrabalho – mas não só.


Comunicar… bem

A comunicação tem um papel fundamental em qualquer situação. Mas em contexto de teletrabalho, destaca-se mais ainda. Lembra-se do jogo infantil do telefone estragado? Aquele em que alguém vai segredando ao ouvido do jogador seguinte uma palavra e assim por diante até o último ter de saber qual a palavra inicial? Pois, na vida real a lógica é a mesma: se a comunicação é deficiente, a mensagem correta não é transmitida e isso resulta em falta de produtividade. Portanto, para ser eficiente, em teletrabalho ou não, assegure-se que comunica bem, com clareza e que a sua mensagem – e o seu objetivo – é percetível para quem a recebe. Por outro lado, se está à procura de emprego, garanta que demostra qualidades comunicacionais: vão ser muito valorizadas, certamente.


Disciplina

Já se imaginou a trabalhar em casa sem disciplina? E acha que é diferente se estiver fisicamente no seu local de trabalho? Pois bem, nem que seja para o simples cumprimento de horários, é essencial; mas trabalhar (e produzir) não se limita a estar presente, portanto, a disciplina é importante também para que se mantenha concentrado nas suas rotinas. A par com a organização, a disciplina é imprescindível para cumprir as suas tarefas; apenas assim vai conseguir rentabilizar (e aproveitar) o seu tempo, tornar-se produtivo e evitar tanto quanto possível momentos de stress – que vai também melhorar a sua qualidade de vida. O mesmo se passa se estiver à procura de emprego. Sem a dose certa de disciplina e organização, dificilmente atingirá os seus objetivos.


Gestão de tempo

Se a disciplina é essencial, a capacidade de gerir bem o seu tempo não lhe fica atrás. Estamos a falar de uma competência, mais uma vez, transversal aos regimes de teletrabalho ou presencial. Manter o foco depende de muitas condicionante mas a gestão do tempo tem seguramente um peso assinalável. É percetível que, em casa, se torna ainda mais importante, sobretudo porque tem mesmo de conseguir separar a esfera profissional da esfera pessoal, ainda que se encontre no espaço que habita. Daí ser tão importante manter rotinas e preparar-se como se continuasse a sair todos os dias de casa, cumprir horários, fazer pausas, alimentar-se devidamente mas também manter as suas atividades de lazer da sua esfera pessoal.


Tecnologias da comunicação

Nos tempos que correm, não podíamos deixar de destacar este aspeto. Comunicar bem é fundamental mas, se não fizer chegar a mensagem ao destinatário, não vai valer de muito, correto? Pois bem, em teletrabalho parece-nos óbvia esta necessidade mas à rapidez a que as coisas acontecem, até presencialmente é percetível a importância das ferramentas e plataformas de comunicação digitais. Mais uma vez, a procura de emprego também não é exceção. Hoje em dia, as candidaturas são feitas esmagadoramente online e até os próprios processos de recrutamento e as entrevistas decorrem cada vez mais no meio digital.


A lista não ficará certamente por aqui. Numa outra perspetiva, já abordámos esta temática anteriormente, no artigo que disponibilizamos aqui mas, ainda assim, nunca é demais relembrar. Potencie as suas melhores competências e treine aquelas que, sendo importantes, lhe colocam mais dificuldades.

anúncio de emprego
anúncio de trabalho
calamidade
competências
competências digitais
competências profissionais
condições emprego
covid
covid-19
covid19
Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Vender imóvel? Sim e sem arriscar a saúde

Comprar Casa
Covid-19
Habitação
Imobiliário
Mercado
Vender Casa
RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

RE/MAX + Grupo Vantagem bate recordes e alcança melhor mês de sempre

Arrendamento
Comprar Casa
Crédito Habitacao
Emprego
Formação
Habitação
Imobiliário
Mercado
Reconhecimento
Recrutamento
Tome as rédeas da sua carreira profissional

Tome as rédeas da sua carreira profissional

Emprego
Recrutamento
RE/MAX Portugal é Superbrand 2020

RE/MAX Portugal é Superbrand 2020

Imobiliário
Mercado
Reconhecimento