Fale connosco

a sua mensagem foi enviada

“Miúdos” e confinamento também combinam

22 de Jan de 2021


Com as escolas encerradas e tempo para ocupar – já que as atividades letivas estão suspensas – sugestões agradecem-se para manter os mais pequenos ocupados. Face à necessidade de os (e nos) manter em casa, deixamos algumas sugestões para tornar este período mais prazeroso e divertido. Até porque “miúdos” e confinamento também combinam!


PUZZLES E JOGOS DE TABULEIRO

Além de os entreter, estes puzzles e jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio lógico, a memória, a concentração ou mesmo a criatividade. Uma vez que os benefícios são transversais a todas as idades, é uma excelente sugestão para uma atividade em família.


CINEMA EM CASA

Prepare tudo: as pipocas, o sofá, as mantas e junte a família para ver um filme. A escolha deve ser consensual – sob pena de a meio já ter perdido algum elemento – e adaptada à idade do(s) mais novo(s). Títulos não faltam e com mensagens bastante interessantes mesmo nos filmes de animação infantil.


EXERCÍCIO FÍSICO

A internet é um mundo e, por exemplo no YouTube, vai com certeza encontrar vídeos com exercícios para fazer em casa. As aulas de yoga, por exemplo, podem ser interessantes por, normalmente, serem novidade para os petizes. E ainda podem ajudar neste período em que andamos todos mais ansiosos. Se, por ventura, precisarem de algo mais dinâmico, haverão muitas mais opções online mas, deixamos a sugestão: há quanto tempo não salta à corda?


LEITURA

Os benefícios da leitura são sobejamente conhecidos e ler histórias aos mais pequenos – ou oferecer um livro para que leiam, caso consigam – faz as nossas crianças viajar sem sair do mesmo sítio. Experimente e deixe a imaginação deles fazer o resto.


ARRUMAÇÕES E LIMPEZAS

Os mais pequenos aderem melhor do que muitas vezes pensamos a estas atividades. Assim, seja pela imitação ou por fugir à rotina, o que é preciso é alguma paciência. Prepare-se para ter trabalho adicional – especialmente se forem pequenos – mas, no fim, é até uma forma de incutir algumas destas atividades nas rotinas. Lembre-se que podem selecionar alguns brinquedos que já não usam para oferecer a uma instituição – e também promover a solidariedade.


COZINHAR

Sejam bolachinhas ou mesmo uma refeição, os mais pequenos adoram “por as mãos na massa”. E têm razões para isso: cozinhar com as crianças é significado de tempo de qualidade juntos e aprendizagem. Experimente dar-lhes um avental (se for minucioso, um chapéu de cozinheiro) e deixe-os soltar o Chef que há neles. Vão divertir-se à grande!


PLATAFORMAS EDUCATIVAS DIGITAIS

As atividades letivas estão suspensas, é um facto. Mas se quer aproveitar para fazer umas revisões com os petizes, saiba que há plataformas educativas digitais que nesta altura estão novamente disponíveis de forma gratuita. Com conteúdos e exercícios, esta pode ser uma forma de manter alguma rotina e treino nesta pausa letiva.


Além destas, há uma quase infinita lista que podemos mencionar. Por exemplo adivinhas, fantoches, anedotas, pinturas, guerras de almofadas, plasticina, fazer uma festa de pijama, karaoke, trabalhos com materiais recicláveis… Sempre com as regras de segurança em mente, verá que também se vai divertir. Acima de tudo, lembre-se, a imaginação não tem limite!

Assim, Miúdos” e confinamento também combinam

atividade
atividades crianças
confinamento
coronavirus
covid-19
criança
escola-virtual
novo confinamento
pausa letiva
quarentena
Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Apoio ao Crédito Habitação: o que pode mudar…

Comprar Casa
Crédito
Crédito Habitacao
Família
Receitas saudáveis "contra" o calor

Receitas saudáveis "contra" o calor

Entretenimento
Família
Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Invista na sua carreira, cuide do seu futuro

Emprego
Família
Imobiliário
Recrutamento
A poupança não tira férias

A poupança não tira férias

Família
lifestyle
Poupança